sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

INDUSTRIA DO MILHO

Olha, hoje vou falar do cancro da industria alimentar. O milho. Não tenho nada contra o milho biológico que se compra para comer, o problema é mesmo a quantidade infindável de coisas feitas a partir da transformação do milho. Vou descrever aqui algumas das coisas que nem sequer deves saber sobre o milho.
Uma vez mais eu sei alguma coisa sobre esta industria por causa de um filme que vi aqui há uns anos atrás com o Matt Damon. "The Informant", ficas aqui com a Trailer.

O que eu vou passar a descrever aqui é uma análise ao que acontece nos estados unidos, mas para quem for minimamente esclarecido, vai perceber que o que vou partilhar aqui, se aplica a todo o mundo ocidental. Vou começar por algo que te vai deixar estarrecido (a).

Chamo a isto uma industria, pois foi algo criado por quem tomou as decisões. 
Nos E.U.A. entre 1995 e 2011 os subsídios foram no valor de 81,7 bilhões de dólares. Isto quer dizer que o milho sozinho, arrecadou mais subsídios que o trigo, soja e arroz, juntos.
Se fosses juntar todos os campos de milho dos estados unidos, seria o suficiente para tapar a Alemanha. A produção de milho nos campos aumentou cerca de 500%, desde 1931 até hoje. 
Nos estados unidos, são precisos 345 litros de água, para produzir meio quilo de milho. A água não chega por isso é preciso fertilizantes em força, sendo que o mais usado é o nitrogénio

E isto traduz-se em quê? Ora bem, a composição do milho faz parte de 3 em cada 4 produtos no supermercado. Existem mais de 3500 aplicações diferentes para o milho.
O xarope de milho, alto em frutose, custa 0,37€ o quilo ao passo que cana-de-açúcar custa 0,61€ o quilo. O consumo de adoçantes feitos a partir do milho, aumento em 387% nos E.U.A. entre 1970 e 2005.
50% da biomassa de um americano pode ser identificada com o milho. É possível perceber isto pois o milho tem uma pegada de carbono única e fácil de identificar.

Estas a perceber o que quero dizer quando falo do atentado há saúde publica que é a transformação de alimentos? Já pensas-te que a semente do milho pode ser modificada geneticamente, depois enriquecida com fertilizantes e ainda por cima transformada em laboratório para criar 3500 coisas diferentes..... Que impacto achas que isto tem na tua saúde? Na saúde do planeta?

Que Deus te abençoe.

Sem comentários:

Enviar um comentário