segunda-feira, 29 de junho de 2020

SPIRULINA


Da ultima vez falei de uma alga muito interessante e aproveitando o balanço vou falar de mais uma alga. Esta alga é a que dá o nome ao preparado. A “Escura” tem este nome pois as primeiras vezes que nós a colocávamos na sopa do Matthew ele perguntava o que era, e começou a dizer que era a escura. Este preparado é tão escuro exatamente por causa da alga que vou falar hoje. A Spirulina. Tem uma cor muito carregada. Um verde muito mesmo muito escuro, mais escuro que qualquer vegetal que eu conheça e por isso o nome ficou. Sempre que lhe preparávamos a sopa e não colocávamos o preparado, o Matthew dizia logo: falta a escura pai. Esqueces-te a escura.

A Spirulina é uma alga que existe em vários locais. A Investigadora Ola Lawrynowicz descobriu a tribo Kanembu da Nigéria que apesar de não ter muitos recursos, estava muito bem nutrida e ao questionar qual seria a razão para isso, a investigadora descobriu a agora famosa Spirulina. Uma alga que tem uma concentração tão grande de nutrientes, vitaminas, enzimas e aminoácidos que basta comer apenas 3 gr por dia para termos um reforço nutricional sem igual. É que 3gr de spirulina são equivalentes a 3kg de fruta e vegetais em termos nutricionais. O problema é que nós não temos acesso à spirulina no seu estado mais bruto e puro. A Spirulina a que acedemos é desidratada e por isso perde muitas das propriedades que tem. De qualquer modo continua a ser o superalimento com maior concentração de minerais e nutriente à face da terra.

Por isso inicialmente a razão que me levou a incorporar esta alga na receita não foi o seu valor na luta direta contra o cancro, mas sim o valor que traz em termos de dar ao nosso organismo os nutrientes necessários diariamente. Já disse várias vezes que o cancro é uma união de vários desequilíbrios que vão crescendo até se tornarem insuportáveis para o nosso organismo. Se diariamente nos falha por exemplo a vitamina A ou C, vai começar a faltar matéria prima para a construção de vários elementos para o correto funcionamento do nosso corpo. Os níveis de açúcar no sangue vão andar mais descontrolados pela falta de vitamina A e o nosso sistema imunitário mais enfraquecido por causa da vitamina C.

A Spirulina ajuda a combater inúmeros problemas como diabetes, stress oxidativo o cancro e até mesmo combater o vírus da Sida. Tem propriedades fantásticas e é um alimento que futuramente vai ser usado para as missões espaciais e muitos outros desenvolvimentos. Mais do que alimentar os nossos corpos, precisamos de os nutrir e a Spirulina faz isso como mais nenhum outro alimento. Na realidade a Spirulina nem é um alimento e sim uma bactéria benéfica que se multiplica e transforma na alga. Ela pega em água e sol e produz tudo o que o nosso organismo necessita em termos nutricionais. Uma alga que de certo não está na terra por acaso.

A importância de estarmos nutridos é fundamental para a vida, visto que faltando certos nutrientes o nosso organismo entra em falência. Não é só o corpo que precisa estar nutrido. A nossa mente, o nosso coração e a nossa alma precisam estar também nutridos. Eu lembro-me de ouvir a música “NO SUCH THING” do Chris Cornell em que ele afirma: Se calhar perder ou salvar a minha alma, depende da forma como eu preencho o buraco (ou vazio). Eu estava a acabar de entregar a minha vida nas mãos de Jesus na altura em que comecei a ouvir esta música e eu sempre fui um grande fã do trabalho do Chris Cornell. Esta frase nunca deixou a minha mente e nunca parei de pensar a quantidade de vezes que deixei que o vazio fosse preenchido por tantas coisas que nunca me saciaram. Apesar de eu alimentar os meus desejos e vontades, faltavam-me os nutrientes essenciais para a minha alma.

Durante tanto tempo deixei-me enganar pelos meus sentimentos. Ainda hoje ás vezes me deixo enganar, por isso preciso de me nutrir. Por isso preciso do alimento espiritual para a minha alma, esse alimento eu vou buscar à Bíblia. Apenas lá encontro os nutrientes que me faltam quando estou mais debilitado. Através de Bíblia e pela graça de Deus, as coisas que me têm acontecido fazem sentido. Eu sei que para tantas pessoas Deus não faz sentido. Infelizmente e apesar de pensamentos tão profundos como os do Chris Cornell, ele não nutriu a sua alma de forma correta e por isso acredito que a perdeu ao suicidar-se.

Eu não estou aqui a julgar o Chris. Longe de mim tal coisa pois era um artista fantástico, mas confesso que fico profundamente triste por perceber que um homem que pensava que tinha tudo, não tinha o mais importante na sua vida. Fico triste por tantas outras pessoas que conheço e que sei que sofrem, mas que não procuram nutrir a sua alma. Eu sei que é mais fácil nutrir os nossos sentimentos. O problema é que ao fazer isso os nossos sentimentos passam a dominar a nossa vida, tal como o cancro. Precisamos limpar a nossa mente dos nossos sentimentos e preenche-la com a vontade de Deus. A tribu Kanembu apesar de ser pobre e não ter formação académica tomou a decisão correta de nutrir os seus organismos com a spirulina. Caso tal não acontecesse teriam morrido.

A vontade de Deus é que haja amor e perdão e cura para as nossas mágoas mais profundas. De qualquer modo não te enganes, pois não vai ser Deus a curar as tuas mágoas, ele apenas te dá as ferramentas. Tu tens de fazer o resto, e colocar uma pedra sobre o que te domina. É fácil escolher comer a spirulina para o corpo estar nutrido, mas também é muito fácil escolher ler a Bíblia todos os dias para nutrires a tua alma com a vontade de Deus. Experimenta, se tens dúvidas e se não sabes como o fazer, fala, manda uma mensagem, manda um mail. Estamos aqui para te ajudar na tua caminhada.

Que Deus te abençoe ricamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário