segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

UMA TRADIÇÃO ANCESTRAL

Hoje vamos falar numa peça que faz parte da tradição portuguesa. Uma peça que andava muito na moda nos anos 80, mas que depois passou a ser achada uma "pinderiquice", até que um iluminado qualquer decidiu fazer dela moda novamente.

Não! Eu não estou a falar da barba dos gajos...
Estou mesmo a falar da "Marmita". É verdade, a velha marmita anda a fazer furor novamente. Antigamente era usada pelos trabalhadores de construção civil, mas agora é usada pelos executivos também, porque afinal de contas a crise toca a todos. Lol. Têm que haver dinheiro para se andar de popó. Bem piadas há parte, vamos falar da dita marmita.

Quando o Matthew voltar a andar na escolinha a solução para ele fazer uma alimentação anticancro é mesmo a marmita, mas não uma marmita qualquer. Como te disse noutro dia eu sou anti Microondas, por isso a marmita que quero para o Matthew vai ser destas novas eléctricas que em 30m aquecem a comida. Mas não fico por aqui.

Tudo o que é plástico que é aquecido é nocivo para a nossa saúde, por isso podes imaginar o que vai fazer em contacto com os teus alimentos. Isto está mais que comprovado, basta falar no exemplo da garrafa de água ao sol. Toda a gente sabe isso, e o sol não faz a garrafa aquecer a mais de 30 graus, imagina algo que aquece a 60 ou 80 graus. É um atentado há saúde claro.

Por isso a marmita que eu vou comprar vai ser esta. É uma marmita em aço inox que tem uma bomba de vácuo. A bomba serve para evitar a proliferação de bactérias. Há pois é. Eu sei o que quer dizer proliferação. Lol. Por isso, atrevo-me a dizer que temos uma marmita de categoria. E claro que a empresa que faz a marmita não me pagou nada para dizer isto. Apenas acho que é a melhor opção (fica uma sugestão, antes de aquecer a comida, retirar a tampa de plástico usada para criar o vácuo). Já agora se alguém quiser comprar uma, avise que assim eu encomendo e dividimos os portes de envio. lol.

Até amanhã e que Deus vos abençoe.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA

Tenho falado muito sobre o que o Matthew tem comido ultimamente, mas em breve ele vai começar a ir para a escola. Como é que eu vou descalçar essa bota? Não vou estar aqui a falar mal da comida das escolas, hospitais e tudo o mais, mas a realidade é que onde quer que comamos fora de casa, nunca vamos comer melhor do que em nossa casa. Isso no caso de sabermos cozinhar. Lol. Quem não souber cozinhar está mesmo lixado.

Eu podia estar aqui a dar o exemplo de restaurantes conceituados onde eu trabalhei, em que 50% ou mais até, dos produtos são pré-cozidos em fábricas e congelados. Não vou fazer isso. Nas escolas o que dita a ementa é mesmo o orçamento que está disponível para a alimentação. Por isso a sopa da escola não tem hipótese de competir com a sopa que fazemos em nossa casa para o Matthew. O arroz e a massa vão ser brancos. E tudo o que são produtos brancos refinados e altamente transformados não entram em nossa casa. Não sou melhor que ninguém, mas não quero ver o meu filho a sofrer novamente. Chama-me maluco se quiseres. 
Bem, O resto pode imaginar, batatas fritas, e essas coisas todas que fazem parte da alimentação normal, também não quero que faça parte da alimentação do Matthew.

Então que raio vou fazer? Mandar uma lancheira para a escola todos os dias????
Como dizem os americanos e muito bem: "You bet your ass I will!!!"
Não existe outra solução. É a única forma de eu saber que ele vai comer comida adequada.

Agora temos o problema da comida ficar fria. Podes mandar a lancheira e eles aquecem no microondas (não aconselho). Ou podes mandar saladas que não precisam ser aquecidas e sopa "vichyssoise" que é servida fria. Apesar desta opção ser interessante, não dá para fazer todos os dias pois vai ser um pouco fraca. Por isso eu amanhã vou falar um pouco sobre o que acho que pode ser a melhor solução.

Que Deus te abençoe ricamente.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

O PRATO PRINCIPAL


Ontem falei sobre o pequeno-almoço mas não sei se ficas-te com dúvidas. Caso tenhas alguma duvida já sabes, deixa um comentário aqui ou no facebook.

Bem, hoje vou falar um pouco sobre os pratos principais. Para dizer a verdade não existem grandes diferenças aqui, visto que o Matthew raramente come vegetais. As vezes de tanto nos ver a comer saladas, pede cenoura ralada ou rúcula. Como disse isso é uma raridade. Por isso tal como dantes, ele come peixe ou carne cozidos ou grelhados (vamos começar a usar uma frigideira de cerâmica pois é a mais segura em termos de não contaminar os alimentos com materiais tóxicos contidos nos diferentes metais). Raramente come batata agora, e o arroz e massa são integrais. Em alternativa ao arroz ou massa, existe o cuscus ou a "quinoa" ( um super-alimento com muitos benefícios nutricionais). 

As coisas que deixaram de fazer parte da alimentação de toda a gente lá em casa foram todos os enchidos. Chouriça, fiambre, salsichas e tudo o mais desapareceu. As carnes e peixes que comemos em casa para já não são biológicas, tudo do talho e da lota. Espero no futuro alterar isso também, mas para já o dinheiro não estica.

A sopa é a maior diferença. Uma sopa riquíssima em nutrientes e variedade. Sempre feita com agua "Monchique" pois é alcalina. Os vegetais são todos biológicos. Usamos especiarias e sementes para fortalecer as propriedades da sopa. Já que ele não come os vegetais em mais lado nenhum, aqui leva uma dose extra. Desta forma ele tem uma percentagem de verduras e frutas acima dos 60% na alimentação diária, visto que a massa, arroz, carne, peixe, pão e tudo o resto representam apenas 40%. Quanto mais alta for a percentagem de vegetais e sementes, mais baixa vai ser a probabilidade de ele ter problemas de saúde. A questão da alcalinização do nosso corpo (já falei disso aqui).

Tal como antigamente a sopa é feita para durar dois dias, mas com a grande diferença de ser sempre aquecida no fogão. O microondas deixou de funcionar lá em casa pois destrói todos os nutrientes dos alimentos. O microondas tal como os enchidos não deveriam existir, PONTO.
Amanhã falo um pouco mais sobre o resto da alimentação do Matthew. Se tiveres alguma duvida deixa um comentário.
Que Deus te abençoe ricamente. 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

OS PEQUENOS ALMOÇOS

Bem ontem como poderam ler aquilo era um verdadeiro festim Gourmet. Só coisinhas boas e saborosas. Cheias de nutrientes para o nosso corpo. CERTO? NAAAAHHHHH.
Para quem não chegou lá, o que vos mostrei ontem era um péssimo exemplo de alimentação saudável. Comíamos muitos grelhados e salada de vez em quando, mas juntamente com isso, comíamos muitas porcarias como vão perceber nos próximos dias.

Comecemos pelo pequeno-almoço. O pequeno-almoço é o calcanhar de Aquiles do Matthew. No inicio comprávamos menos iogurtes, mas ele chateava que queria, lá em casa tínhamos chatices por causa de eu querer cortar radicalmente com certas coisas. O leite para o Matthew era biológico, de aveia, amêndoa, soja, coco. Compramos de todos um pouco. Hoje em dia ninguém bebe leite em nossa casa, raramente compramos queijo (quando compramos evitamos dar aos miúdos). Temos leite de amêndoa em casa pois as vezes usamos (ocasionalmente "raramente mesmo" temos leite de vaca para alguma coisa que façamos para nós, os miúdos nunca mais tocarem nele). Iogurtes também não compramos, salvo uma vez por mês um iogurte grego para nós pais.

O pequeno-almoço do Matthew é quase sempre um pão com manteiga. Nenhuma das duas coisas é biológica, eu sei que é veneno. Pão branco não entra em nossa casa, salvo as vezes uma "Roca" "Regueifa" num Domingo especial. Estou a pensar em começar a fazer pão em casa a partir de sementes biológicas (durante a semana falo nisso) pois acredito que mesmo o pão mis escuro não é o ideal pois tem uma grande parte de farinhas transformadas.

Para além do pão com manteiga ele come uma maça, laranja ou morangos (uma fruta da época) tudo biológico. Tem geralmente um recipiente com ele com frutos secos ou sementes. Nozes, avelas, castanha do Brasil (muito bom para o sistema imunitário ), sementes de girassol ou de abóbora. E durante a manhã come mais uma peça de fruta se tiver fome. Se bem que ele já chegou a pedir sopa. Mas uma sopa que a maior parte das pessoas era capaz de não comer. Eu sei o que digo pois reconheço que é preciso algum tempo para nos adaptarmos ao sabor das sopas que fazemos para eles. Se eu disser que os miúdos comem sopa com pimenta cayenne a maior parte das pessoas não se acredita, mas é verdade, de vez em quando levam um bocadinho, mas espero daqui a uns anos faze-lo com mais regularidade pois a cayenne é fundamental também no combate ao cancro.


Até amanhã e que Deus vos abençoe ricamente.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

OS ERROS DO PASSADO.

Ontem disse que iria falar do que era a alimentação do Matthew no passado e o que é agora. Eu sinto que as diferenças são poucas para já, mas cada vez mais quero melhorar. Por isso ainda durante esta semana vou falar um pouco sobre algo que descobri um dia destes.

Ora bom o Matthew fazia uma alimentação típica de qualquer criança. Comia iogurtes, bolachas, pão com manteiga de pequeno-almoço. As vezes comia papas ou cereais.
Durante a manhã era capaz de comer uma peça de fruta ou assim.
Ao almoço não comia vegetais, comia carne ou peixe, batatas ou arroz branco e sopa. Sendo que a sopa era feita para dois dias e a primeira sopa era servida quente ao passo que as sopas seguintes eram aquecidas no Microondas. Usava o micro ondas para aquecer o leite de manha, enfim, usava o micro ondas para montes de coisas.

Durante a tarde ele era capaz de comer mais uma peça de fruta ou assim, mas uma vez mais comia iogurtes e bolachas, pão. O Matthew ao contrario do irmão sempre foi muito guloso, por isso comia bolinhos e docinhos com alguma regularidade, apesar de não comer muitas porcarias artificiais como gomas, rebuçados e assim.

Há noite comia novamente sopa aquecida no microondas e comia também carne ou peixe com arroz branco ou esparguete branco ou batata.

Todos nós comíamos guisados, cozidos, assados  e churrasco com alguma regularidade. O Matthew sempre que via chouriça comia tudo o que havia, fiambre igualmente assim como queijo. Não abusávamos muito nos fritos, mas o Matthew sempre que via rissóis, batatas fritas ou alheira e essas coisinhas boas, não parava de comer até estar cheio.

Como podem ver no texto, o Matthew comia aquilo que todos nós comemos acho eu. Amanhã eu vou escrever o que o Matthew come agora. Não por vontade dele, mas sim por imposição nossa. De qualquer forma ele gosta do que come agora, mas se puder comer algo menos bom, nem pensa duas vezes, deita logo abaixo. As festas de aniversário são uma desgraça.
Que Deus vos abençoe.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

NOVO ANO NOVA DECISÃO / NEW YEAR NEW DECISION

Olá a todos. Já algumas pessoas têm perguntado o porquê de eu não escrever nada ultimamente. A verdade é que depois do natal tornou-se difícil voltar a escrever. É preciso tempo para escrever e traduzir, fazer os videos e tudo o mais. Por isso tomei uma decisão. 

Pode ser algo um pouco cruel e eu gostava de poder escrever para todos, mas a realidade é que a maioria dos meus leitores são Portugueses, por isso vou deixar de escrever e traduzir em inglês. Tudo o que fizer apartir de agora vai ser em português. Dessa forma vou ter mais tempo para poder escrever e não ter que me preocupar se tenho tempo de fazer tudo o resto, como escrever legendas para os videos e isso tudo. Assim faço tudo de uma vez e publico quando estiver pronto. 

Espero com isto voltar a publicar com regularidade e de forma a conseguir fazer o que pretendo que é ajudar e alertar outros para os perigos que correm na alimentação actual que fazemos. 

Estive a pensar e vou fazer um resumo do que era antigamente um dia na vida do Matthew, e o que é na actualidade. De modo a fazer uma pequena comparação para que quem quiser possa perceber algumas das diferenças e se esse for o caso, adotavas também. 

Se tiverem sugestões sobre o que gostariam de ver aqui ou dúvidas que tenham, por favor deixem os vossos comentários. Quero poder ajudar mas se não falarem comigo e disserem o que pensam, vou andar aqui a falar sozinho. Por isso todas as duvidas que tenham coloquem. Muito obrigado. 
Que Deus vos abençoe ricamente.


Hello everyone. Already some people have asked why I have not written anything lately. The truth is that after Christmas it became difficult to write again. It takes time to write and translate, make videos and everything. That's why I made a decision.

It may be a little cruel and I would like to be able to write for everyone, but the reality is that most of my readers are Portuguese, so I will stop writing and translating in English. Anything I do from now on will be in Portuguese. That way I will have more time to be able to write and not have to worry if I have time to do everything else, like writing subtitles for videos and all that. So I do it all at once and post it when it's ready.

I hope to post it regularly and in order to do what I intend to do, that is to alert others for the dangers of our current diet.

I've been thinking and I'm going to summarize what was once a day in Matthew's life, and what it is today. So make a small comparison so that whoever wants to be able to perceive some of the differences and if that is the case, adopt them as well.

If you have suggestions about what you would like to see here or if you have any doubts, please leave your comments. I want to be able to help, but if you do not talk to me and say what you think, I'll walk here and talk to myself. That is why all the doubts they have, put it. Also for you guys that only speak english, you will still have google translator that does a decent job nowadays. Still if you have any questions or doubts I will answer them if you place a comment bellow. Thanks guys.

God bless you richly.