sexta-feira, 10 de julho de 2020

AMLA A BAGA INDIANA


Já disse aqui no blog mais que uma vez que nunca fui fã de comida Indiana. Isso era antes de eu conhecer todas as vantagens e potencial da alimentação Indiana. Existe potencial em vários estilos de cozinha, o Mediterrânico, o Asiático ou o Indiano. Agora que conheço um pouco melhor alguns ingredientes e o seu potencial, vamos incorporando os mesmos na nossa alimentação o que tem sido uma grande surpresa em termos de descoberta de sabores. Hoje venho falar de mais um ingrediente da cultura Indiana. Um fruto, uma baga chamada Amla.

Esta baga é usada na medicina Indiana já há muitos anos. Isso acontece graças aos Fitoquímicos presentes neste alimento. Os fitoquímicos são as armas químicas que as plantas desenvolvem para se protegerem das pestes e agressores. Estes fitoquímicos não são artificiais nem criados num laboratório, eles são produzidos naturalmente pelas plantas como já disse.

Graças e estas propriedades a Amla tem muitos benefícios para a nossa saúde. Por exemplo para eliminar os radicais livres, assim como desintoxica o fígado. O fígado é o primeiro órgão a precisar de ser desintoxicado quando temos qualquer problema de saúde, mas principalmente com o cancro. A regra numero um antes de alterar a alimentação é mesmo fazer uma desintoxicação para limpar o fígado e posteriormente o intestino. Além disso alguns estudos mostram que a Amla protege o fígado das toxicidades e do Cancro.

Outro beneficio da Amla é o facto de combater o colesterol e promover uma melhor circulação visto que reduz a pressão arterial. Para além disso ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. De qualquer modo onde a Amla mais se destaca é no combate ao cancro. Esta é uma planta usada na medicina tradicional Indiana, chinesa e outras devido a todas as suas propriedades. A Amla mostra muito potencial no combate ao cancro, visto que muitos estudos comprovam que o crescimento tumoral diminui, podendo mesmo ser revertido através do consumo desta baga.

Por isso esta baga é um dos elementos nucleares da “Escura”. Para além de combater o cancro esta baga vai reforçar o bom funcionamento do nosso intestino, que em si só já ajuda a combater o cancro, visto que 80% das nossas defesas estão no intestino. Por isso incorporei esta baga na receita, ela tem muitas propriedades que combatem o cancro das mais diversas maneiras. Regulando o açúcar no sangue, diminuindo a inflamação e eliminando toxinas e radicais livres. Tudo isto junto faz da Amla uma potencia a ser tomada em consideração.

Em termos de sabor, não é muito agradável, alias como muitos dos ingredientes da escura, mas tudo misturado, numa salada bem temperada com azeite e vinagre, ou uma sopa saborosa, acaba por disfarçar. De qualquer modo o objectivo da escura não é ser saborosa e sim para fortalecer o nosso organismo.

Na próxima publicação vou falar um pouco sobre as especiarias de um modo geral para terminar aqui a explicação da “Escura”. Penso que alguns aspetos de certos elementos usados na Escura, começam a ser repetitivos e por isso quero encerrar este assunto.

Até lá que Deus te abençoe ricamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário