sexta-feira, 17 de julho de 2020

4 SIMPLES FORMAS DE COMBATER O CANCRO


Nós já nos esquecemos, mas se temos uma cozinha tão rica em Especiarias temos que agradecer aos conquistadores do mundo desconhecido. Ao Vasco da Gama e todos os seus súbditos que há mais de 500 anos atrás enfrentaram as maiores provações que os oceanos tinham para oferecer. Foi graças aos nossos egrégios avós que conseguimos trazer estes novos sabores à nossa cozinha. Já imaginaste o que seria nunca termos descoberto a canela? Os cominhos ou a pimenta? Sem dúvida que a nossa cozinha seria bem diferente.

Sempre gostei muito de canela, mas tirando isso nunca prestei muita atenção ás especiarias. A minha mãe usava alguma das mais conhecidas, nós moscada, cominho, cravinho e pouco mais acho eu. De qualquer modo eu não conhecia o sabor de nenhuma, eu nunca prestei atenção aos detalhes. Batata nova e batata velha! Que é isso? “Pra mim sabe tudo ao mesmo.” Dizia eu. Costumava brincar que até comida sem sal pra mim não fazia diferença.

Se calhar naquela altura tinha uma visão mais tacanha e limitada eu. De qualquer modo hoje é bem diferente. O meu pai por exemplo hoje em dia cozinha tudo sem sal, mas usa montes de especiarias para dar sabor há comida. Para quem já viu o masterchef, já percebeu que os melhores são os que combinam vários elementos e especiarias. Esse é o nosso lema cá em casa. Confesso que sou mais aventureiro que a Liliana. Eu misturo de tudo e para mim está sempre muito bom, mas certas coisas a Liliana não gosta muito. Cardamomo por exemplo é uma especiaria que não lhe entra no palato.

Bom hoje vou focar-me em 4 especiarias que são nucleares uma vez mais. Curcuma, pimenta preta, orégãos e pimenta cayene. Estou a focar-me nestas 4 pois existem estudos que mostram que este 4 elementos combinados com chá verde (4 vezes ao dia o chá verde) podem reduzir o risco de cancros hormonais em cerca de 80%. Para além disso os estudos mostram que estes elementos ajudam também no combate aos mesmos. Cancros hormonais são por exemplo, da mama, próstata, tiroide, ovários, que são os mais conhecidos.


A curcuma e a pimenta preta como já disse mais que uma vez aqui no blog, têm de andar sempre de mão dada. A pimenta ajuda a potenciar a absorção da curcuma e o seu efeito no nosso corpo. Esta combinação é a chave mestra para praticamente tudo o que cozinhamos. Penso que a única refeição que para já não leva esta combinação é o pequeno almoço e o snack da tarde. De resto, acompanha todos os pratos cá em casa. A curcuma como já tenho falado tem propriedades muito interessantes de combate ao cancro. Alguns estudos comprovam que combate vários tipos de tumores nos ossos, no peito, no cérebro, no cólon, no estômago, na bexiga, nos rins, na próstata ou nos ovários, podendo abrandar ou reverter o crescimento tumoral. Um dos mecanismos que a curcuma usa é a apoptose (já tenho falado aqui no blog).


A pimenta cayene é assim o elemento mais bravo digamos desta receita. Demorei algum tempo a acertar a formula em termos de quantia de pimenta cayene, visto que as primeiras vezes o Matthew se queixava um pouco. É que a receita leva pimenta preta e pimenta cayene. Para quem nunca experimentou pimenta cayene eu aconcelho a fazerem um teste generoso primeiro pois vai ser uma experiência única (sorrisos). A capsaicina é um composto encontrado na cayene que a torna tão boa no combate ao cancro. Este composto é o que ajuda a reduzir o tamanho de tumores como o da próstata para além de outros. Ele é encontrado em vários picantes, mas com maior concentração na pimenta cayene por isso faz parte das peças fundamentais da “Escura”. Tem mais benefícios como redução de peso, problemas cardíacos e níveis de açúcar no sangue.


Os orégãos são um condimento fenomenal pois para além de terem muitas propriedades boas para combater as mais variadas doenças, é muito versátil para qualquer refeição que se faça. Nós cá em casa temos fresco que se dá bem em qualquer vaso. Fresco é muito melhor pois tem os componentes activos na máxima força como por exemplo o carvacrol que é o responsável pelo combate ao cancro, uma vez mais induzindo as células cancerígenas na apoptose.

Para além destas existem outras especiarias muito boas. Eu vou falar mais uma vez nas especiarias só para um remate final. Penso que estas 4 mereciam uma publicação isolada visto que são muito utilizadas cá em casa. Orégãos vão bem em tanta coisa, uma salada, uns vegetais salteados, em cima da lasanha vegetariana. É uma questão de procurarem variar e usar a criatividade para incorporar mais especiarias.

Pode parecer algo muito simples adicionar apenas algumas especiarias á nossa alimentação, mas uma coisa tão simples pode fazer uma grande diferença, tal como na vida espiritual. Eu sei que é fácil continuar com velhos hábitos e esperar que as coisas fiquem melhores, de qualquer modo é preciso juntar alguns ingredientes novos para termos melhores resultados. Eu sinto isso na minha vida pessoal. Se estiver alguns dias um pouco mais desligado, sem ler a Bíblia, sem orar e meditar no propósito que Deus tem para tudo o que tenho vivido, acabo por me deixar levar pelo comboio da apatia que me afasta de Deus. Eu sinto que quando me afasto de Deus a vida deixa de fazer sentido e tudo o resto passa a ser o mais importante. Todas as preocupações, as frustrações e as desilusões. Tudo isso passa a ser mais importante que o propósito de Deus.

Para muitos se calhar nada disto faz sentido, mas a realidade é que ao juntar alguns ingredientes, como oração, meditação e leitura da Bíblia a minha vida leva um rumo diferente. Não sou eu que o digo, mas sim quem está à nossa volta que o nota. Eu tenho sentido isso na minha vida como casal nos últimos meses. Apesar das dificuldades estarem sempre a aumentar, a nossa vida como casal tem vindo a florir cada vez mais e eu sei que isso é a graça de Deus nas nossas vidas.  Com Deus do meu lado eu percebo que não existi dificuldade difícil de mais de ser ultrapassada, nem situação que não tenha uma solução. Eu busquei Deus num momento da minha vida em que não tinha a saída que eu queria. E busquei-o se calhar porque queria uma solução para o meu problema, mas só mais tarde percebi o quanto eu realmente precisava que Deus endireita-se tudo o que estava mal na minha vida.
A minha vida tem vindo a endireitar, quer como família quer como pessoa, mas é necessário não ignorar os ingredientes que parecem banais, pois eles fazem toda a diferença.

Bom fim de semana e que Deus te abençoe ricamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário