quarta-feira, 7 de abril de 2021

Noticias sobre o Matthew

Já passaram várias semanas desde a última atualização sobre o estado de Saúde do Matthew. Eu penso que já expliquei que para nós agora é desgastante andar sempre a falar do mesmo. Já são quase 6 anos disto e por isso não tenho dado muitas atualizações sobre o estado clínico do Matthew. De qualquer modo eu sei que é injusto para todas as pessoas que se preocupam e oram pelo Matthew, não terem noticias dele, mas confesso que já não consigo ter cabeça para relatar cada incidente aqui no blog. 

Antes de mais quero agradecer a todos pelo vosso apoio e orações que têm feito a diferença. Desde já peço perdão se temos parecido um pouco mais distantes agora, mas tem sido um mecanismo de defesa nosso para lidar com toda a situação. Estamos bem como família e queremos permanecer bem. 


Bom o Matthew como sabem já teve muitas situações críticas. Depois do episódio que relatei em Dezembro, seguiram-se períodos bem complicados como a semana de Natal, em que tudo parecia irreversível. Com tudo o que aconteceu em Dezembro o Matthew agora sofre de epilepsia e nessa altura tinha vários ataques ao longo do dia. Tudo melhorou durante uns tempos, ele começou a recuperar algum equilíbrio e tudo o mais. Aqui há umas duas semanas atrás o Matthew fez a última RM que mostrou mais crescimento tumoral, desta vez os médicos decidiram mesmo parar com tudo e então o Matthew atualmente está em cuidados paliativos e terminou todos os tratamentos médicos que fez até aqui. Quer isto dizer que não vão fazer mais nada e se lhe acontecer algum episódio como o de Dezembro, os médicos não vão fazer mais nenhuma intervenção.  

 

Isto parece algo cruel e desumano, mas antes de recebermos a notícia já tínhamos falado em casa que se os médicos quisessem parar a Quimio não nos iriamos opor. O Matthew tem estado nas mãos de Deus ao longo de toda a sua vida. Apesar de tudo o que já passou, ainda está aqui connosco pela graça de Deus. Só mesmo pela graça de Deus é que ele aqui está.  

 

Deus tem feito coisas tremendas por intermédio do Matthew. Nós como casal somos pessoas completamente diferentes graças a tudo isto que temos vivido. Vou ser extremamente sincero convosco. Em certas alturas já me irritei com Deus, perdi a cabeça e desbaratinei com Deus. Claro que sim. Grande parte dos Salmos são assim. No final e depois de deitar toda a frustração cá pra fora, acabo sempre por pedir perdão, pois percebo que estou a ser injusto com Deus. O Matthew não é minha propriedade, ele é criação de Deus e não minha. Eu e a Liliana apenas somos instrumentos nas mãos de Deus.  

 

Deus sabe melhor que eu o que se está a passar com o Matthew e qual o resultado final de tudo isto. Eu apenas estou a ver a minha perspetiva no fundo do vale, de qualquer modo Deus está no topo a ver a meta e o resultado final de tudo isto. Eu acredito que estes são apenas os primeiros quilómetros da maratona, o Matthew e todos nós ainda temos uma longa corrida pela frente. Uma vez mais contra todas as expectativas e prognósticos, creio que o Matthew vai ser curado pelo poder de Deus e para honra e glória do Seu nome.  

 

O Matthew atualmente anda de cadeira de rodas, ele treme muito a comer, já praticamente não consegue beber nada sem ajuda pois vira tudo. Mesmo os legos que ele tanto gosta de montar, é muito difícil de o fazer atualmente pois treme mesmo muito. De qualquer maneira eu vejo a mão de Deus nas pequenas coisas que ele faz. Ainda noutro dia montou um lego supercomplexo, completamente sozinho. Fiquei acordado com ele até à uma da manhã, mas ele fez o que já não fazia há muito tempo. Montou um lego grande, sem ajuda a encaixar as peças. Foi fenomenal presenciar aquele momento. Foi algo insignificante, mas que me mostra o poder de Deus a trabalhar nesta criança. A força de vontade sobrenatural em tudo o que já viveu até aqui.  

 

Aqui há uns tempos vi um filme na Netflix chamado "Último Patamar". No filme o filho faz uma pergunta difícil ao seu pai. Para mim a resposta do pai definiu todo o filme. Eles estavam na bancarrota e o filho perguntou o que seria das suas vidas depois daquilo, ao que o pai respondeu: 

 - No fim vai correr tudo bem. Se não correr, não é o fim. 

 Absolutamente fantástica esta frase e que profundidade. Vocês podem estar a pensar que isto faz todo o sentido, pois eu creio que no dia em que morrer, vou reencontrar-me com todos os escolhidos de Deus no céu, mas na realidade eu não tenho essa interpretação desta frase. O que me deixou fascinado é a esperança no meio da tormenta. Mesmo quando parece que o fim chegou, não te preocupes, pois ainda não é o fim. Eu vejo esta frase como uma garantia que no final vai mesmo ficar tudo bem e quando duvidares, pensa que ainda não é o fim.  

 

Eu creio que Deus já fez vários milagres na vida do Matthew, e creio que Deus tem poder para curar o Matthew, mas claro que Deus poderia não curar o Matthew e mesmo assim continuaria a ser um bom Deus, de qualquer modo eu creio que a vontade de Deus é curar o Matthew. Quando, como e onde eu não sei, mas sei que isto não é o fim. Por isso tende bom animo e continuai a orar pelo Matthew e pela sua cura. Antes de me despedir, queria apenas pedir um grande favor, se quiserem mandar alguma mensagem de apoio ou assim, por favor estejam à vontade para o fazer, mas não fiquem chateados se não respondermos. Não queremos estar sempre a repetir o mesmo. A situação é o que acabei de explicar e tal como disse estamos bem. Não quero parecer arrogante com o que estou a dizer e penso que vão compreender todo o desgaste físico e mental que temos tido nos últimos meses. Deus está no comando e isso é a única coisa que importa. Obrigado pelas vossas orações.  

Que Deus vos possa abençoar ricamente.  


4 comentários:

  1. Tenho orado pelo Matthew e por vós... permanecerei na brecha. Deus permanece no comando de tudo, independentemente de nós compreendermos ou não. Um abraço apertadinho para vós, minha família em Cristo.

    ResponderEliminar
  2. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. (Josué 1:9)

    ResponderEliminar
  3. Deus está mesmo no comando. Continuem fortes e firmes no Senhor, grandes coisas ele ainda vai fazer na vida do Matthew. Muitos beijinhos 😘

    ResponderEliminar
  4. Deus vai fazer um milagre sim, continue firme,porque "E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía."

    Jó 42:10

    ResponderEliminar