domingo, 25 de abril de 2021

Agradecimentos

Depois de dois dias cheios de emoção e muito amor, quero apenas partilhar mais um pouco de tudo o que vivemos na sexta e no Sábado, após a partida do Matthew. Quero aproveitar este texto para tecer alguns agradecimentos bem públicos, pelo esforço de muitas pessoas ao longo da vida do Matthew, assim como neste fim de semana.


Antes de mais quero agradecer aos Padrinhos do Matthew. Ana Cristina e Filipe. Estes dois servos de Deus, foram pessoas tremendas na vida do Matthew. O cuidado e amor, mas acima de tudo a dedicação a esta criança tão especial. Uma criança tão especial para o seu padrinho Filipe. Nem imagino o que será festejar o próximo aniversário, sem o seu afilhado que nasceu no mesmo dia que ele.  


De qualquer modo os Padrinhos do Matthew, foram tremendos na sua vida, assim como nas nossas. Não sei o que fazer, nem o que dizer para agradecer por todo o amor. Sem falar em todas as prendas que deram ao Matthew. Muito obrigado pela vossa última prenda. Acredito que o Matthew vai continuar a trazer prendas há vossa vida, pois o seu nome e o que Deus fez ou vai fazer por intermédio da vida do Matthew, vai perdurar por muitos anos. Eu creio nisso, e creio que mesmo vós como padrinhos, sereis abençoados no processo, assim como tantas outras pessoas. 


Joana e Nuno, muito obrigado pelo vosso cuidado continuo, em especial nestes últimos dias, em que foram incansáveis com tantos pormenores. A alimentação e logística destes últimos dias. Hoje foi o primeiro dia em que nos sentamos há mesa para celebrar uma nova refeição em família, e que dia melhor para o fazer do que o Domingo do Senhor. Certo? 


A toda a nossa célula que nos proporcionou uma noite de sexta feira incrível de partilha e comunhão. Um momento minimalista de oração e Louvor que foi tão bom. 


Quero agradecer ao Pastor Jean e a toda a sua família pela celebração incrível de ontem. Foi tremendo mesmo e muitas pessoas comentaram connosco o quanto gostaram da palavras. Tal como conversamos no final com o Pastor. Sem nada combinado, Deus combinou todas as mensagens numa única mensagem. A carta, a pregação e claro o Louvor. Muito Obrigado Raquel e Artur por traduzir a música em poucas horas. Foi para mim o momento alto de toda a celebração e confesso que foi o momento mais emotivo para mim.



São muitas mais as pessoas que gostaria de agradecer. E não consigo agradecer a todas. 

A todos os nossos familiares e amigos, com quem não conseguimos passar muito tempo. Confesso que não consegui interagir com algumas pessoas e por isso lamento. Eu sei que compreendem.

Agora gostaria de te agradecer a ti que estás a ler este texto. A ti que estiveste em oração pelo Matthew e pela nossa família. O nosso mmmuito, muito obrigado. Pela tua dedicação, pelo teu clamor, pelas tuas súplicas e pelas tuas lágrimas. O Matthew foi um grande Guerreiro graças e ti e às tuas orações. David foi perseguido pelo rei Saul durante anos. De qualquer modo David teve Jonatas para o ajudar. Deus providenciou sempre um apoio, uma ajuda a David por intermédio de Jonatas. Obrigado por teres sido o Jonatas que o Matthew precisava. 


Quanto a este Blog, o seu intuito sempre foi ajudar outros, através de práticas e cuidados alimentares e de vida, que apenas serviam de complemento para a batalha com o cancro. Sempre pensei que Deus me iria usar nesta área para apoiar outros, mas na realidade, Deus sempre usou o Matthew para fazer a sua obra. 


Agora vamos preparar uma outra etapa, com um projeto diferente. Um projeto que acredito, vai ser um seguimento do legado deixado pelo Matthew aqui na terra. Não vai estar diretamente ligado aqui ao blog, mas sem dúvida que usarei o blog para o partilhar. 


Por último gostaria de fazer um último pedido. É um pedido muito pessoal. Um pedido mais para mim é para a Liliana do que qualquer outra pessoa. Este é um pedido para as pessoas que privaram diretamente com o Matthew ao longo da sua vida. Na escola, hospital ou tantos outros locais. Se tiverem algum vídeo gravado com o Matthew, por favor enviem por email para

tumorounaotemer@gmail.com

Eu gostaria de guardar todos os vídeos, para que os possamos ver um dia e recordar o nosso filho, em tantas coisas que ele fez ao longo da sua vida. 


Muito OBRIGADO e Ricas Bênçãos para todos. 


sexta-feira, 23 de abril de 2021

Vitória contra o Cancro


Hoje é um dia tremendo. Hoje é o dia em que o Matthew venceu finalmente o cancro. O dia tão ansiado por tantos de nós. Foras muitas as orações, foram muitas as lágrimas, mas Deus não falha e sempre responde aos nossos pedidos. O Matthew finalmente venceu esta doença que nos consumiu durante entes últimos 6 anos. 

Por isso, quero aproveitar para agradecer profundamente a todos pelas vossas incessantes orações, pelo vosso apoio e dedicação. 
Algumas pessoas têm dito que eu sou um excelente pai e que o Matthew não poderia ter um pai melhor que eu, mas na realidade o Matthew não era meu filho. Ele era sim um Dom de Deus nas nossas vidas. Deus colocou o Matthew ao nosso encargo. Agora ele está com o seu Pai amado. Aquele que não dorme nem descansa, aquele que o carregou ao colo ao longo de todo este processo. 

Pela graça de Deus eu posso dizer que foram 6 anos abençoados. Durante o percurso vi situações muito difíceis com outras crianças. Situações que o Matthew não viveu. O Matthew viveu uma vida feliz e alegre. Não posso honestamente dizer que sofremos, pois, o Matthew teve qualidade de vida até praticamente o final. As ultimas duas semanas foram as mais difíceis claro, mas mesmo essas semanas foram breves pela graça de Deus.

Eu sei que se calhar muitas pessoas pensam que tudo isto é muito injusto. Nem eu sei o que dizer a quem pensa nisto, mas posso dizer o que sinto e o que tenho vindo a pensar nos últimos dias. Orei muito e pedi a Deus que cura-se o Matthew, de qualquer modo as vezes pensava a quão injusto seria o milagre da cura na vida do Matthew. O quanto outros pais que perderam os seus filhos iriam ficar ainda mais revoltados com Deus. Eu não sou mais do que ninguém e por isso, tal como qualquer outro pai que perdeu o seu filho (a), aqui estou, sem saber muito bem como tudo vai ser daqui para a frente.

Não sei o que Deus vai fazer na minha vida, nem sei o que vai fazer na vida da Liliana, mas creio que Deus já está a preparar o caminho para o que quer que seja que Ele tem programado para nós. Eu sei que o Matthew está nos braços do Pai. A morte do Matthew não foi uma derrota e sim uma vitória. Eu sei que o vou encontrar novamente quando Deus me chamar, de qualquer modo se tu que acompanhaste a vida do Matthew o quiseres voltar a ver, precisas ter esta certeza também. Para isso precisas de fazer uma coisa muito simples. Reconciliar-te com Deus. Pedir perdão pelos teus pecados e Ele é fiel para te socorrer na tua angustia.

Que Deus seja louvado e o seu nome engrandecido, pois Ele não falhou, não falha, nem falhará. O percurso do Matthew foi delineado por Deus e nada fugiu ao seu controlo.

 

Quem quiser estar presente para o funeral do Matthew, ele vai estar a partir de amanhã ás 9h  na capela mortuária da Maia ( Perto do Zoo) a cerimónia vai começar ás 14:30h.

R. Padre José Pinheiro Duarte 267

Ricas bênçãos a todos.


quinta-feira, 15 de abril de 2021

SENTIMENTOS...

Depois de uma publicação nada agradável para ninguém, gostaria de vir aqui desanuviar um pouco o ar. De qualquer modo, esta última semana não me permite fazê-lo. Por isso, em vez de vir trazer boas notícias, venho reforçar apenas o que tenho sentido nesta última semana. Não sei se o que tenho partilhado da nossa história pessoal tem ajudado alguém, de qualquer modo acredito que escrever me tem ajudado a colocar no papel os meus pensamentos e sentimentos.


Hoje gostaria de falar sobre os meus sentimentos. Todos nós temos sentimento e os mais fáceis de lembrar acredito que são os sentimentos negativos muitas vezes. Já por isso as más línguas são uma coisa tão popular em todo o mundo. As más línguas acabam por ser uma forma de transmitir aos outros os nossos pensamentos negativos sobre alguém. Os sentimentos de injustiça e repúdio muitas vezes. 


Os sentimentos quer estejamos conscientes ou não, são algo que corrói o nosso coração. Por isso devemos ter muita atenção a eles. Esta última semana o estado clínico do Matthew tem vindo a piorar drasticamente. Ele está já muito debilitado a nível motor. Já não consegue montar um lego ou comer sozinho, arrasta já algumas palavras nos últimos dias. Enfim, tem sido muito difícil lidar com alguns cenários aqui em casa.

Muitas vezes dou por mim a pensar que é impossível o Matthew ser curado. É impossível o Matthew recuperar as suas capacidades e apetências. Estávamos há quase uma semana sem conseguir dormir direito e anteontem passamos o dia no hospital com o Matthew cheio de dores e num estado muito mau mesmo. De qualquer modo é pela graça de Deus o Matthew dormiu muito bem nessa noite e ontem também. Graças a isso conseguimos descansar um pouco e recuperar energia. Ontem no trabalho pensei que graças a Deus tudo estava melhor. 


O que acontece é que ao chegar a casa, sou obrigado a enfrentar a realidade. A realidade é que apesar de termos descansado, o Matthew continua muito debilitado e fraco. Passa a vida deitado e sem capacidade para brincar com nada. Ontem fui inundado pelos meus sentimentos ao chegar a casa. É que ao telefone com a Liliana, tudo parece bem e tudo parece melhor. A realidade é muito mais dura e essa realidade manipulou os meus sentimentos por instantes. Por instantes fiquei triste e infeliz por ver o Matthew naquele estado, mas rapidamente percebi que nem eu nem a Liliana podemos dar espaço aos nossos sentimentos. 


A Bíblia nos diz em 2Cor 5:7 Que andamos por fé e não pela nossa vista. Por isso digo que os sentimentos acabam por nos prejudicar. Eu creio que o Matthew será curado pela mão de Jesus Cristo, de qualquer modo se eu olhar para o Matthew com os meus olhos não vou conseguir ver isso. Por isso escolho olhar para o Matthew com os olhos da fé. Em Agosto do ano passado eu disse mais de uma vez ao nosso filho mais velho, se Deus não intervir o teu irmão não volta a conseguir andar. Se Deus não intervir o Matthew não vai fazer 8 anos. Por isso, sempre que oramos como família, eu falei isso ao nosso filho mais velho para que pudéssemos recordar isso nas nossas orações. E Deus interviu e o Matthew voltou a andar e completou 8 anos de idade. Tal como com Josué e Gideão, Deus foi na frente da batalha e conquistou a vitória sem precisar de ajuda. 

Por isso a nossa oração continua a ser a mesma. Só Deus pode conseguir a vitória. Mais nada nem ninguém pode dar vida ao Matthew. Mais nada nem ninguém pode devolver o equilíbrio ao Matthew. Mais nada nem ninguém pode livrar o Matthew da epilepsia ou da cegueira.


Deus é o único que tem a solução para a situação do Matthew. Só Deus o pode curar e restaurar e eu creio que Deus assim fará. Para honra e glória do Santo nome de Jesus Cristo. O nome que está acima de todo o nome. Por isso e tal como Jacó, vamos perseverar em oração em busca da benção de Deus. Não vamos parar as nossas petições até recebermos a benção de Deus. Se tal como a nossa família crês que o Matthew será curado, junta-te a nós em oração. Quem sabe se tal como Ester, o Matthew chegou a um momento como este, para que Deus possa intervir para completar a sua obra. Por isso em vez de estarmos focados no que os nossos olhos conseguem ver, vamos deixar que Deus possa abrir os nossos olhos para o que Ele nos quer mostrar.


Deus já tem feito grandes milagres na vida do Matthew, mas mesmo que não tivesse feito, continuaria a ser um bom Deus. De qualquer modo eu creio que Deus ainda tem algo mais reservado para o Matthew. Acredito que satanás quer ceifar a vida do Matthew por esse mesmo motivo, de qualquer forma eu sei que ele não prevalecerá. Deus é Rei e Senhor sobre a vida do Matthew e nada escapa ao seu controle.
Para quem vai permanecer em oração, eu desde já agradeço, pois o Matthew tem sido abençoado com um enorme exército de oração pela sua vida. Obrigado a todos os que têm enviado contínuo apoio, através de mensagens e tantas outras formas. Estamos profundamente gratos pelo vosso amor e carinho.
Que Deus vos possa abençoar ricamente.

P.S. Hoje tenho algo a adicionar. É que hoje ao chegar a casa, fui recebido por 13 irmaos, amigos, companheiros em Cristo, que esavam em frente a minha casa a orar e interceder pelo Matthew. As pessoas que passavam na rua não ficavam indiferentes. Até à GNR passou e nada disse com tanta gente em frente à nossa casa. Foi tremendo. Deus é assim. Faz coisas incríveis que não compreendemos, quase como para nós lembrar que não nos abandona, nem estamos sozinhos no barco. Jesus vai connosco para onde formos. Obrigado amados.

quarta-feira, 7 de abril de 2021

Noticias sobre o Matthew

Já passaram várias semanas desde a última atualização sobre o estado de Saúde do Matthew. Eu penso que já expliquei que para nós agora é desgastante andar sempre a falar do mesmo. Já são quase 6 anos disto e por isso não tenho dado muitas atualizações sobre o estado clínico do Matthew. De qualquer modo eu sei que é injusto para todas as pessoas que se preocupam e oram pelo Matthew, não terem noticias dele, mas confesso que já não consigo ter cabeça para relatar cada incidente aqui no blog. 

Antes de mais quero agradecer a todos pelo vosso apoio e orações que têm feito a diferença. Desde já peço perdão se temos parecido um pouco mais distantes agora, mas tem sido um mecanismo de defesa nosso para lidar com toda a situação. Estamos bem como família e queremos permanecer bem. 


Bom o Matthew como sabem já teve muitas situações críticas. Depois do episódio que relatei em Dezembro, seguiram-se períodos bem complicados como a semana de Natal, em que tudo parecia irreversível. Com tudo o que aconteceu em Dezembro o Matthew agora sofre de epilepsia e nessa altura tinha vários ataques ao longo do dia. Tudo melhorou durante uns tempos, ele começou a recuperar algum equilíbrio e tudo o mais. Aqui há umas duas semanas atrás o Matthew fez a última RM que mostrou mais crescimento tumoral, desta vez os médicos decidiram mesmo parar com tudo e então o Matthew atualmente está em cuidados paliativos e terminou todos os tratamentos médicos que fez até aqui. Quer isto dizer que não vão fazer mais nada e se lhe acontecer algum episódio como o de Dezembro, os médicos não vão fazer mais nenhuma intervenção.  

 

Isto parece algo cruel e desumano, mas antes de recebermos a notícia já tínhamos falado em casa que se os médicos quisessem parar a Quimio não nos iriamos opor. O Matthew tem estado nas mãos de Deus ao longo de toda a sua vida. Apesar de tudo o que já passou, ainda está aqui connosco pela graça de Deus. Só mesmo pela graça de Deus é que ele aqui está.  

 

Deus tem feito coisas tremendas por intermédio do Matthew. Nós como casal somos pessoas completamente diferentes graças a tudo isto que temos vivido. Vou ser extremamente sincero convosco. Em certas alturas já me irritei com Deus, perdi a cabeça e desbaratinei com Deus. Claro que sim. Grande parte dos Salmos são assim. No final e depois de deitar toda a frustração cá pra fora, acabo sempre por pedir perdão, pois percebo que estou a ser injusto com Deus. O Matthew não é minha propriedade, ele é criação de Deus e não minha. Eu e a Liliana apenas somos instrumentos nas mãos de Deus.  

 

Deus sabe melhor que eu o que se está a passar com o Matthew e qual o resultado final de tudo isto. Eu apenas estou a ver a minha perspetiva no fundo do vale, de qualquer modo Deus está no topo a ver a meta e o resultado final de tudo isto. Eu acredito que estes são apenas os primeiros quilómetros da maratona, o Matthew e todos nós ainda temos uma longa corrida pela frente. Uma vez mais contra todas as expectativas e prognósticos, creio que o Matthew vai ser curado pelo poder de Deus e para honra e glória do Seu nome.  

 

O Matthew atualmente anda de cadeira de rodas, ele treme muito a comer, já praticamente não consegue beber nada sem ajuda pois vira tudo. Mesmo os legos que ele tanto gosta de montar, é muito difícil de o fazer atualmente pois treme mesmo muito. De qualquer maneira eu vejo a mão de Deus nas pequenas coisas que ele faz. Ainda noutro dia montou um lego supercomplexo, completamente sozinho. Fiquei acordado com ele até à uma da manhã, mas ele fez o que já não fazia há muito tempo. Montou um lego grande, sem ajuda a encaixar as peças. Foi fenomenal presenciar aquele momento. Foi algo insignificante, mas que me mostra o poder de Deus a trabalhar nesta criança. A força de vontade sobrenatural em tudo o que já viveu até aqui.  

 

Aqui há uns tempos vi um filme na Netflix chamado "Último Patamar". No filme o filho faz uma pergunta difícil ao seu pai. Para mim a resposta do pai definiu todo o filme. Eles estavam na bancarrota e o filho perguntou o que seria das suas vidas depois daquilo, ao que o pai respondeu: 

 - No fim vai correr tudo bem. Se não correr, não é o fim. 

 Absolutamente fantástica esta frase e que profundidade. Vocês podem estar a pensar que isto faz todo o sentido, pois eu creio que no dia em que morrer, vou reencontrar-me com todos os escolhidos de Deus no céu, mas na realidade eu não tenho essa interpretação desta frase. O que me deixou fascinado é a esperança no meio da tormenta. Mesmo quando parece que o fim chegou, não te preocupes, pois ainda não é o fim. Eu vejo esta frase como uma garantia que no final vai mesmo ficar tudo bem e quando duvidares, pensa que ainda não é o fim.  

 

Eu creio que Deus já fez vários milagres na vida do Matthew, e creio que Deus tem poder para curar o Matthew, mas claro que Deus poderia não curar o Matthew e mesmo assim continuaria a ser um bom Deus, de qualquer modo eu creio que a vontade de Deus é curar o Matthew. Quando, como e onde eu não sei, mas sei que isto não é o fim. Por isso tende bom animo e continuai a orar pelo Matthew e pela sua cura. Antes de me despedir, queria apenas pedir um grande favor, se quiserem mandar alguma mensagem de apoio ou assim, por favor estejam à vontade para o fazer, mas não fiquem chateados se não respondermos. Não queremos estar sempre a repetir o mesmo. A situação é o que acabei de explicar e tal como disse estamos bem. Não quero parecer arrogante com o que estou a dizer e penso que vão compreender todo o desgaste físico e mental que temos tido nos últimos meses. Deus está no comando e isso é a única coisa que importa. Obrigado pelas vossas orações.  

Que Deus vos possa abençoar ricamente.