quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Máscaras!!! Como melhorá-las


Com tudo isto do Covid temos vivido momentos inéditos. Têm acontecido coisas interessantes. Algumas que parecem prudentes e outras que não têm cabimento nenhum. No meio de tudo isto uma das coisas que passou a fazer parte das nossas vidas são as máscaras.

É certo que já vivemos a pandemia há mais de meio ano sem que nunca tenha mencionado nada aqui no blog. Desta vez decidi falar um pouco sobre as máscaras pois uma das coisas que espero que caracterize este blog é o senso comum e como tal acredito que este tópico será importante.


As máscaras têm sido um assunto controverso desde o início. Alguns defendem o uso, outros nem por isso, mas na realidade vamos aos factos da organisação mundial de saúde. As máscaras convencionais de tecido ou descartáveis têm um funcionamento similar. Elas pouco protegem.

A taxa de proteção contra o Covid de uma máscara normal é de cerca de 17%. Quer isto dizer que se tiveres uma pessoa com covid na tua frente tens uma proteção de apenas 17%. No caso de tu teres Covid e usares máscara já estás a evitar a propagação do vírus em cerca de 70%.


O último cenário é o melhor de todos pois se ambas as pessoas usarem máscara, a taxa de proteção para quem não tem covid sobe para os 90%. Quer isto dizer que todos a usar máscara é o mais seguro e eficaz.

Por isso é mais que tudo o importante é usar uma máscara, de qualquer modo ela não é 100% eficaz.Eu uso uma máscara que é 99% eficaz, mas sei que não é para todos. No video vais perceber porquê.

Bem de qualquer modo existe algo muito fácil e eficiente que podes usar para potenciar a proteção da máscara que uses. Espero que seja elucidativo mas mais que isso. Espero que te ajude a estar mais seguro e protegido. 

Que Deus te abençoe Ricamente. 

      

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

ACTIVIDADE FíSICA

 



A semana passada vi uma reportagem acerca da importância da atividade física para quem sofre de uma doença como o cancro. Alguns fisioterapeutas decidiram acompanhar alguns pacientes de modo a perceber quais os impactos positivos que a atividade física poderia trazer a pessoas que sofrem ou já sofreram de cancro por exemplo. A maior parte das participantes eram mulheres que faziam ou fizeram tratamentos para combater o cancro da mama.

A entrevista foi uma entrevista no telejornal, portanto foi uma coisa curta, sem aprofundar muito a questão. Foram entrevistadas algumas das participantes do estudo, assim como fisioterapeutas e médicos. De qualquer modo achei um pouco desconcertante o facto da médica que falou acerca do assunto, não conseguir explicar a razão pela qual a atividade física ser importante para estas pessoas. Apenas disse que o estudo revela resultados animadores, mas estamos a perceber as razões por traz destes resultados.

Bem eu não sou médico, nem estudei medicina, mas eu sei de algumas razões para estes resultados positivos, algo até que já tenho falado aqui no blog. O segredo por traz deste enigma é o nosso sistema linfático. Pelo menos este é um dos segredos, existem outros que teria de me debruçar mais para conseguir explicar concretamente, como as diferentes hormonas libertadas durante a atividade física que nos dão sensações de bem-estar e de vontade de vencer obstáculos.

Vou falar antes daquilo que sei. O sistema linfático. Se o nosso corpo fosse uma cidade a água canalizada seria o nosso sangue, a eletricidade seria o nosso sistema nervoso central e os nossos esgotos seriam o sistema linfático. No entanto o sistema linfático tem um problema. Ele precisa ser estimulado para funcionar. Calor, frio, movimento e em especial atividade física. Quanto mais extenuante for a atividade, mas resultado vai produzir no nosso organismo. O sistema linfático tem tudo o que de pior existe no nosso organismo. A maioria das toxinas e poluentes do nosso corpo estão no nosso sistema linfático.

Os agentes carcinogénicos existentes no nosso organismo, quando identificados, vão parar ao sistema linfático. Quer isto dizer que é da maior importância expelir tudo cá para fora o quanto antes. Fazemos isso pela urina ou suor. Se as toxinas, metais pesados e agentes carcinogénicos estão dentro do nosso sistema linfático, temos de o drenar com regularidade. Na altura em que a central de Chernobyl rebentou, a prioridade era afastar todas as pessoas da radiação e conter a radiação de modo a que não afetasse a população.

No nosso caso nós temos agentes “radioativos” dentro do nosso corpo e devemos obriga-los a sair o quanto antes e sempre que possível. A melhor forma de fazermos isso é através do exercício físico. Essa para mim é a maior vantagem para qualquer pessoa que tenha Cancro.

Aqui á uns meses atras eu estive em casa uma semana. Os testes para o Covid foram negativos, mas na realidade eu nunca me senti assim na vida. Não me segurava de pé e ficava com febre alta durante muito tempo, mesmo com medicação. Não sei se foi Covid ou não, mas a Liliana muitas vezes passava-se pois eu a meio da noite ou em qualquer altura, quando ficava com febre, punha-me a saltar no minitrampolim do Matthew.

Desde criança que eu sempre me enchia de cobertores para aumentar a temperatura do corpo e suar. Depois de suar acabava sempre por ficar melhor. O meu objetivo ao saltar no trampolim era suar. Nem sempre conseguia, pois, estava tão debilitado que ás vezes não aguentava até começar a suar. De qualquer modo em algumas ocasiões consegui suar e depois disso a febre baixava e ficava bem novamente.

O sistema linfático trabalha para nos limpar por dentro, mas precisa da nossa ajuda para expelir as toxinas. Sem atividade física, não conseguimos movimentar o lixo que está dentro do sistema linfático.

O nosso corpo foi criado de forma perfeita, mas para isso é preciso que saibamos cuidar dele, mas mais do que saber cuidar dele, é preciso dar valor a algo que não foi criado por nós. O nosso corpo foi um presente que recebemos de Deus. Devemos cuidar dele e estimá-lo de forma a que o mesmo possa continuar a funcionar corretamente. O corpo é teu, foi uma prenda, mas se o estragares, a responsabilidade é tua. Não é do médico que te vai tratar quando fores ao hospital. Deus não te obriga a cuidares bem do teu corpo e Ele ama os que fazem exercício físico, assim como os que não fazem.

De qualquer modo se tu entupires as tuas veias com colesterol ou coágulos, tens de assumir a responsabilidade dos problemas que isso pode trazer. Tu podes não conhecer o teu sistema linfático, mas quando ele deixar de funcionar por má utilização, não te deves queixar e sim buscar uma solução. Podes até seguir os conselhos que dou aqui, mas o melhor de tudo é mesmo falares com quem te deu o presente. Deus melhor que eu sabe o que o teu corpo, mente e alma precisam para teres uma vida melhor.

Que Deus te abençoe ricamente.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

ABORÍGENES


Quando era miúdo vi um filme com o meu pai que nunca mais vou esquecer. Os deuses devem estar loucos. Era uma comédia que retratava o percurso de um bushmen a um grande centro urbano. Este homem tinha uma forma de vestir, falar e de se deslocar, completamente diferente das pessoas com quem se cruzava. A vida ocidental era muito diferente e parecia uma loucura para ele.

No filme este bushmen africano fica intrigado com a Coca-Cola, e este filme é dos anos 80, mas quase 40 anos depois vamos ver algo muito interessante no comportamento e forma de viver de um outro povo indígena, os aborígenes australianos. Um povo que durante quase 2000 anos não soube o que era o progresso. Um povo virgem até há chegada dos exploradores.
Vamos voltar atrás no tempo 100 anos, quando este povo vivia de forma selvagem, livres e nómadas. A sua forma de subsistência eram o fruto do seu trabalho e da sua atividade diária. Buscar alimento, abrigo, conforto para a sua família. Estes homens e mulheres comiam um doce apenas quando subiam a uma árvore para o colher. Não era a toda a hora, mas sim apenas durante certos períodos do ano em que o fruto estava disponível.


O país onde mais se consome coca-cola no mundo é o México, mas existe outro local mais pequeno que bate os recordes por habitante. Atualmente a zona de Yolngu na Austrália é o local onde se consome mais Coca-Cola no mundo inteiro. Um povo que nem sequer conhecia os efeitos da serotonina, ou dopamina no seu organismo, agora é viciado nos efeitos de prazer e bem-estar que estas hormonas produzem. É que sempre que eles subiam a uma arvore para colher uma baga frutada que originava uma descarga de dopamina e serotonina, o seu organismo percebia nesta descarga, uma recompensa por ter recebido aquele alimento. Um alimento que era difícil de consumir e que apenas era encontrado em certos locais e períodos como já disse. 

Era preciso queimar muita energia diariamente para caçar, colher, construir. A glicose extra que era retirada destes pequenos frutos, acabava por ser essencial para o equilíbrio no seu organismo. Uma vez de vez em quando, não era todos os dias e por isso o organismo estimulava o consumo destas bagas.
Hoje em dia  50% da população mundial trabalha sentada, sem ter grande necessidade de consumo energético, sem ter grande atividade física, mas mesmo assim consumindo em média 40 colheres de açúcar por dia (dados da OMS). No máximo deveríamos consumir apenas 6 colheres por dia. Como podemos alterar tanto a nossa forma de viver e continuar a acreditar que não temos responsabilidade nos NOSSOS problemas de saúde.

Isso é o que a industria alimentar nos quer fazer acreditar, e enquanto estivermos viciados em dopamina e serotonina, tudo o resto passa ao lado sem grande relevância. Devemos perceber que o nosso organismo está a ser condicionado e manipulado com a nossa total displicência. Hoje em dia quando vou apanhar amorar com os nossos filhos vejo pessoas a olharem de lado e a pensarem, que forretas. Na realidade estou a tentar ensinar algo aos miúdos. Eles devem perceber que para sentirem o prazer de provar as amoras silvestres, devem picar-se, magoar-se e caminhar bastante para conseguir o prémio final. 

Não podemos enganar-nos e mentir a nós próprios. No documentário "The Magic Pill" alguns aborígenes entrevistados disseram que 50 anos antes, as causa de morte dos membros da tribo, eram: cair de uma árvore, levar com uma árvore na cabeça, afogados, mortos por um animal selvagem.
Ninguém morria por causa de diabetes, enfartes ou cancro por exemplo.

Eu sei que é fácil encolher os ombros e ignorar tudo o que estou a dizer, mas se fizeres isso tens que assumir o que te pode acontecer de futuro. Se de futuro tiveres problemas de diabetes, doenças autoimunes ou até mesmo cancro, não podes encolher os ombros e pensar que aconteceu por acaso. Para todas as ações existe uma reação.

Não estou com isto a dizer que temos de nos martirizar por todas as escolhas erradas feitas ao longo da nossa vida. Nem estou a dizer isto para que fiques com peso na consciência. Apenas falo nisto para alertar. Não quero com isto dizer que todos estes problemas surgem por culpa direta nossa. NÃO. Apenas quero transmitir-te que tu tens responsabilidade sobre as tuas escolhas.

De igual modo é assim com Deus. Deus sabe que todos nós pecamos e tal como nos mostra a Bíblia, o Salário do pecado é a morte, por isso todos nós vamos morrer. De qualquer modo Deus dá uma solução para o nosso problema. Ele enviou o seu filho Jesus para morrer por mim e por ti. Tu não tens que aceitar a responsabilidade dos teus pecados, assim como eu também não tinha que o fazer. No entanto EU aceitei e assumi a minha culpa perante Deus. Confessei os meus pecados e escolhi aceitar a salvação providenciada por Jesus. Por isso estarei com Deus um dia, não porque mereço, mas sim porque Deus providenciou a solução para todos nós por intermédio de Jesus.

A alternativa a não me responsabilizar pelas minhas escolhas do passado? Essa alternativa é passar a eternidade no inferno. Tu não tens que seguir o que eu te digo aqui. Quer sejam os concelhos alimentares ou de hábitos saudáveis, ou as opções espirituais.
De qualquer modo não podes encolher os ombros quando tiveres de assumir as tuas escolhas. Não podes negar a tua responsabilidade nas decisões que tomas-te.

Eu espero que mais do que colocar um fardo nas tuas costas, que eu possa antes ter-te ajudado a fazer melhores escolhas para todos os aspetos da tua vida.
Que Deus te abençoe ricamente. 


sexta-feira, 9 de outubro de 2020

HEARTHING

Lá vem este gajo com nomes estrangeiros. HEARTING é mesmo aquele tipo de atividade que não vai fascinar o Ricardo Araújo Pereira. Costumes estrangeiros importados para o nosso país não são apreciados pelo menino (acredito que algumas pessoas vão perceber a piada, mas tomem a liberdade de se manifestarem por favor).

HEARTING!! Que raio é isso é para que serve? Bem os leitores mais eruditos do blog já sabem o que isto é, pois tal como o nome indica, está atividade consiste em ligarmo-nos à terra. Falta saber agora como podemos fazer isso.

A semana passada falei que precisamos de equilíbrio elétrico no nosso corpo, para isso precisamos de ir buscar esse equilíbrio à terra.  Tal como qualquer componente elétrico, precisamos de ter um bom condutor de eletricidade entre nós e a terra. Neste caso o melhor condutor é a água do mar.

Quer isto dizer que se estiveres a tomar banho no mar, todo o teu corpo está em contacto com uma carga elétrica negativa, a terra. Claro que não vais ficar de molho todos os dias, mas se estiveres a caminhar descalço há beira mar, o teu corpo está em contacto com carga negativa. Essa carga negativa vai trazer o tão desejado equilíbrio elétrico que o teu corpo precisa.

Podes também andar descalço na relva, mas o melhor é que a relva esteja molhada de maneira a que o carga negativa esteja a ser mais bem conduzida ao teu corpo.

No vídeo eu explico um pouco mais a fundo tudo isto e a importância de termos estes cuidados. Se tiveres alguma sugestão ou questão partilha. Eu despeço-me aqui. 

Que Deus te abençoe ricamente. 


sexta-feira, 2 de outubro de 2020

CARGA NEGATIVA

Hoje venho falar de algo que vai parecer um pouco aleatório. Penso que se calhar algumas pessoas vão pensar que sou maluco (se é que já não pensam) de qualquer modo aqui vai. 
Uma das palavras que define o conteúdo deste blog é a palavra equilíbrio. Uma vez mais venho falar de equilíbrio, mas desta vez de equilíbrio eléctrico. 

Antes de mais quero clarificar que vou falar de equilíbrio eléctrico e não de energias. Eu não creio em energias nem yan e yang ou karma. Essas coisas pertencem todas aos pensamentos de Confúcio que nada tem a ver com o que vou falar. Eu creio em Jesus e não na ideologia de Confúcio e as suas mentiras 

Bom, o que é isto de equilíbrio elétrico? A terra tem energia elétrica e essa energia pode ter carga negativa ou positiva. A lei da entropia diz que tudo se vai “gastando” com o passar do tempo. As pedras vão enfraquecendo, os tecidos vão morrendo, o calor vai-se perdendo, etc etc. Penso que percebes onde quero chegar. 

No caso da terra a energia armazenada é negativa, mas como a entropia nos diz, com o passar do tempo essa energia vai-se perdendo. Por isso os relâmpagos são fundamentais neste equilíbrio. Os relâmpagos carregam constantemente a terra com carga negativa para que haja sempre equilíbrio. 

Tal como a terra o nosso corpo precisa de carga negativa. Essa carga precisa ser recarregadas com regularidade, tal como acontece com a terra. Onde vamos nos buscar essa parva perguntas tu. Vamos buscá-la à terra. Qual é o problema? Já não buscamos com a regularidade necessária. 

Há 30 anos atrás nos tínhamos hábitos saudáveis que fomos perdendo ao longo do tempo. Hábitos esses que nos permitiam buscar na terra a carga negativa que tanto precisamos. De qualquer modo com o passar do tempo fomos alterando esses hábitos. 

Como se isso não basta-se fomos ganhando novos hábitos que ainda pioraram mais a situação. Os telemóveis e a quantidade infindavél de aparelhos sem fio que temos ao nosso serviço hoje em dia, só faz piorar esta situação. 

É que os impulsos electromagnéticos criados por todos os aparelhos eléctricos que usamos, vão alterar a estrutura molecular das nossas células, para além de desiquilibrarem a carga negativa do nosso corpo. 

Por isso é necessário que tomemos medidas para alterar estas tendências. Na minha próxima publicação vou falar acerca das medidas que podemos tomar para contrariar este problema. 
Até lá que Deus te abençoe ricamente. 

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

MELHORAR O SISTEMA IMUNITÁRIO

Jà tenho falado várias vezes da importância de mantermos o equilíbrio no nosso organismo. Equilíbrio emocional, mas também o equilíbrio físico. Acredito que Deus tem feito coisas fantásticas na vida do Matthew, mas nós não temos ficado de braços cruzados. Deus não quer que sejamos preguiçosos e por isso vou deixar ficar aqui algumas coisas práticas para ajudarem a manter o equilíbrio no corpo de alguém que está a fazer quimioterapia.

Antes de mais e como já tenho falado muito aqui, é preciso fortalecer o sistema imunitário. Fazemos isso através dos alimentos, como os cogumelos shithake, maitake, cordiceps e reishi. Todos estes são muito bons para aumentar a produção de vários dos nossos diferentes glóbulos brancos (ou anti-corpos). A sopa do Matthew (já fiz um vídeo sobre esta sopa no passado) leva sempre cogumelos shithake, raiz de curcuma, gengibre, cebola e alho.

Todos estes elementos ajudam a fortalecer o sistema imunitário. Outra coisa muito importante é mesmo o vinagre de cidra ou o limão, são coisas que ficam  em em muitos pratos, saladas, com peixe entre outros.

Outra coisa fundamental é também o descanso. Se não dormirmos o suficiente o nosso corpo não vai ter oportunidade de se reparar, de limpar tudo o que está mal. Eliminar os erros genéticos produzidos ao longo do dia no nosso ADN, esses erros começam a multiplicar-se e a replicar-se, cada vez que uma Célula danificada se copia. O nosso corpo precisa de estar desligado para poder desempenhar funções importantes. Um pouco como o nosso computador que precisa de se desligar para poder instalar novos updates no sistema operativo. Além do descanso a actividade física é igualmente importante por razões semelhantes.

A falta de descanso pode não dar resultados notórios de imediato, mas ao acomularmos essa falta de descanso o sistema imunitário vai enfraquecendo. Outra coisa muito grave é o consumo do açúcar que acaba por destruir parte do nosso sistema imunitário.

Por isso devemos evitar o consumo de açúcar. Já sei que vais dizer que tudo tem açúcar. É verdade, mas as formas de açúcar naturais encontradas nas frutas e vegetais, não estão isoladas e sim agregadas a outros nutrientes que fazem com que o açúcar seja liberto lentamente na nossa corrente sanguínea.

Não poderia deixar de referir a mais importante. COMER. O teu corpo precisa de energia, nutrientes, minerais, enzimas, amino ácidos e por aí fora. Por isso e para que possas ter um sistema imunitário forte, é preciso que te alimentes.Se entretanto tiveres mais alguma sujestão para reforçar o sistema imunitário por favor diz. Que Deus te abençoe ricamente.




segunda-feira, 21 de setembro de 2020

VALORES


Hoje quero falar um pouco sobre algo que todos os doentes e familiares de doentes oncológicos conhecem muito bem. Os valores. O que são os valores? Valores morais? Valores da bolsa? Não. Para um doente a fazer quimioterapia os valores de que tanto se fala são os valores referentes ás colheitas de sangue feitas de forma sistemática para controlar o histórico do paciente. Estes são os valores dos quais vou falar hoje.

O Matthew como toda a gente sabe, tem andado sempre muito bem no que toca aos valores, mas vamos hoje perceber a complexidade e a importância dos valores por assim dizer. Os valores a que os médicos se referem, são os registados na nossa corrente sanguínea. Para registar os mesmo são necessárias colheitas duas vezes por semana para que o histórico possa ser correto e específico. O Matthew tem andado tão bem que graças a Deus. Normalmente apenas faz uma colheita por semana.

Esta colheita vai dar origem a um relatório detalhado dos diferentes elementos que compõem o sangue. Este relatório não é exaustivo, mas sim centrado nos elementos definidos pelos médicos. De modo geral fazem leitura à hemoglobina, sistema imunitário (que têm vários elementos, sendo que o mais importante para os médicos são os neutrófilos), as plaquetas, os minerais (ferro, fosforo, cálcio, magnésio, entre outros) e ainda ureia e outras coisas importantes.

A analise cuidada destes valores vai dizer se o paciente pode ou não continuar os tratamentos. Se a hemoglobina estiver muito em baixo, ou as plaquetas, ou os neutrófilos, pode ser suspenso o tratamento até que o paciente recupere. Tal como digo muitas vezes, o nosso corpo precisa de equilíbrio e ainda mais quando está diariamente debaixo de fogo cerrado, proveniente da quimioterapia. É preciso confirmar se não existe nenhuma falencia em nenhum orgão vital como os rins ou figado. 

Apesar de tudo e desde que tomamos algumas medidas em casa, o Matthew tem andado muito bem em termos dos seus valores. Nunca precisou de plaquetas e só muito pontualmente é que fez transfusões de sangue. Nestes últimos 3 anos, ele fez apenas 2 transfusões de sangue. Todos sabem que eu creio em Deus e dou graças a Deus pois o estado clínico do Matthew é sobrenatural e é fruto da intervenção de Deus na sua vida, de qualquer dos modos não é errado dizer que temos feito a nossa parte. Vou até mais longe ao ponto de dizer que se não fizéssemos a nossa parte, estaríamos a ser desobedientes à vontade de Deus para a vida do Matthew.

Mas eu dou um exemplo concreto. Ao longo destes 3 anos o Matthew nunca tem tido quedas acentuadas nos seus valores. Só isto já é fora de série, e eu não estou a dizer isto para me vangloriar, o meu objetivo com este blog é ajudar e por isso tento ser exaustivo naquilo que partilho de forma a que possam perceber a complexidade das questões. O Matthew ao longo destes 3 anos nunca parou os tratamentos que tanto quanto sei, deve ser o único caso no hospital que assim foi. De qualquer modo no meio de tudo isto ele já teve dois momentos em que os valores caíram a pique.  Um desses momentos foi nas ultimas 3 semanas.

Vou partilhar uma teoria que tenho e vocês decidem o que acharem mais plausível. Nos temos inúmeros cuidados, entre eles fortalecer o sistema imunitário de várias maneiras. Pois bem, dessas duas vezes, descuidamo-nos e o Matthew deixou de ter 2 elementos que nós usávamos para fortalecer o seu organismo. Essas foram as duas únicas vezes que os valores baixaram de forma substancial. Eu não creio em coincidências. Acredito que se Deus me tem mostrado as ferramentas a usar, como pai é neglicência da minha parte não o fazer.

O meu objetivo é mostrar que não tenho vindo a falar de coisas abstratas. O meu objetivo é ajudar quem quiser ser ajudado.  Eu não estou aqui para provar nada. Estou aqui para partilhar o que tenho vivido e como Deus tem usado diferentes circunstâncias para trabalhar alguma coisa em nós como família.

Na próxima publicação vou partilhar informação sobre como fortalecer o sistema imunitário, de qualquer modo e mais do que fortalecer seja o que for, o mais importante é buscares um relacionamento com Deus, pois Ele melhor que eu, pode guiar-te no melhor caminho para a tua vida. Eu não sou um guru de conhecimento. Apenas sou um instrumento nas mãos do todo poderoso criar dos céus e da terra.

Que Deus te abençoe ricamente.

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

BUSCA E ACHARÁS

Antes de começar quero pedir desculpa por não publicar nada relacionado com as dicas habituais de boa alimentação e cuidados a ter. Este blog é uma ferramenta para ajudar as pessoas com as dicas, mas também com as nossas experiências, e tal como disse a semana passada as coisas não têm andado bem com o Matthew por isso em vez de uma dica, uma vez mais vou trazer antes uma experiência nossa. 

Hoje em dia eu trabalho como comercial numa empresa e quantas não são as vezes que eu ligo para uma empresa e é difícil conseguir o contacto da pessoa responsável pelo departamento que me interessa. Sou capaz de ligar várias vezes até conseguir falar com quem preciso. Se eu não conseguir o contacto da pessoa que toma as decisões é muito mais difícil eu conseguir agendar uma reunião. São precisas muitas tentativas até conseguir chegar a quem preciso. É preciso muita persistência para que isso aconteça. 

Aqui há uns anos atrás nós tínhamos uma loja de venda de produtos para festas de aniversário e decoração de eventos. Numa conversa com um dos lojistas do espaço onde nos encontrávamos, ele facultou-me o contacto do dono de uma quinta de Eventos que poderia ter muito interesse nos nossos serviços. Achei caricata uma expressão que ele usou. 
“Em vez de falares com os santos, falas directamente com Deus.” 

Esta afirmação é uma frase muito popular, mas não deixa de ser uma grande verdade. Tal como eu nos meus contactos preciso de falar directamente com o responsável, pois caso fale com intermediários o problema não vai ser resolvido. Na minha família sempre vi os meus pais e avós a fazer promessas a santos de modo a que pudessem ser abençoados em alguma questão das suas vidas. Naquela altura eu não lia a Bíblia nem sabia nada sobre Deus ou os seus mandamentos. Hoje em dia eu leio a Bíblia de forma regular, pois a Bíblia me ajuda a encontrar o caminho que Deus tem preparado para mim. 

O que estou aqui a falar não é com objectivo de te confrontar nem de te magoar, mas sim fazer-te pensar sobre estas coisas. Se pegares na Bíblia e leres Êxodo 20, vai encontrar estas afirmações no versículo 3 a 6.
“3 Não terás outros deuses diante de mim. 4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem 6 e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos.” 
 
Não vou sequer comentar a passagem Bíblica que acabei de transcrever. Penso que é bastante clara e directa. Vou sim dizer que a Biblia éa palavra de Deuse deve ser levada muito a sério. Eu não quero estar aqui a condenar ninguém. Não é, nunca foi, nem será o meu objectivo. O objectivo é incentivar-te a buscares a palavra verdadeira. Não busques a minha orientação nem a orientação de outros homens, pois o homem tem falhas. Busca sim a orientação de Deus através da sua palavra. E eu digo isto pois custa-me ver pessoas do meu lado enganadas com tantas ideias e ideais criados por homens ao longo dos anos.

Eu sei que me vais dizer que tudo o que creio é um ideal escrito por mais de 40 homens ao longo de milhares de anos, mas na realidade se analisares bem as escrituras bíblicas, vais perceber que tem códigos, mensagens e factos impossíveis de fabricar naquela altura, sem conhecimento algum de matemática e computação. De qualquer modo eu não estou aqui para te convencer de nada e sim para te alertar e incentivar a buscar e a encontrar. Tal como diz em Mateus 7:7 "Peçam e receberão o que pedirem. Procurem que hão de achar. Batam que a porta há de abrir-se."
Pois aquele que busca vai encontrar. 

Isso é o que nos matém calmos e tranquilos no meio da tempestade. Tal como disse na semana passada o Matthew não anda. Está sempre sentado e algumas vezes frustrado por não conseguir o que já fez em tempos. Ainda a semana passada nos disseram que não percebem como convidamos amigos para estarem connosco, enquanto o nosso filho está cada vez pior. Como conseguimos estar tranquilos no meio de tudo isto. A resposta é porque, buscamos e achamos, diáriamente o propósito de Deus para tudo o que temos vivido. O meu desejo é que TU, também possas encontrar o propósito de Deus para a tua vida.
Que Deus te abençoe ricamente. 


sexta-feira, 28 de agosto de 2020

NOVIDADES SOBRE O MATTHEW



Este blog tem como objectivo partilhar o conhecimento que fui adquirindo ao longo de toda esta caminhada com o Matthew. Seja esse um conhecimento prático, relacionado com alimentação e estilo de vida, ou um conhecimento espiritual da nossa vida como família cristã a enfrentar este desafio.

 

Hoje venho trazer notícias sobre o Matthew e o seu estado de saúde. O Matthew fez uma nova Ressonância Magnética depois de ter feito uma pequena cirurgia de emergência no dia 08 de Agosto. As palavras da médica depois de ver a R.M. foram: " a R.M. Não está má!!! Está péssima. "

Acabamos por não ver as imagens devido a todo o rebuliço.

O Matthew tem novamente metáteses na coluna e os tumores no cérebro estão maiores novamente, o que já lhe afeta algumas funções. Ele de momento perdeu o equilíbrio e precisa de ajuda para se deslocar e já se queixa também com dores nas costas. De momento já está a tomar morfina para as dores, visto que ontem já nem conseguiu dormir.

A Dra. estava a ver se existe mais alguma coisa que se possa fazer pois o Matthew tem surpreendido toda a gente, de qualquer modo penso que não irá avançar com mais nada visto que não falou em nada hoje na consulta. Vai continuar com uma quimio para tentar controlar o crescimento dos tumores.

 

Eu hoje quero falar um pouco sobre todo este agravamento, sobre os tratamentos que fazemos em casa e sobre o facto desta situação parecer não ter retorno. Já não é a primeira vez que o estado clínico do Matthew fica tão mal. Está é a pior de todas claro. Acredito que muitos se perguntem, e de que adiantou fazer tantas coisas? De que vale mudar a alimentação e as práticas em casa se os resultados não aparecem? 

 

Em nenhuma das vezes desistimos de continuar a fazer tratamentos alternativos e de ter os cuidados que temos tido e eu explico porquê. Eu não desisto pois eu quero fazer a minha parte. Não vou parar de fazer a minha parte. De qualquer modo o Matthew viver ou morrer não é algo que está no meu controlo. Está sim no controlo de Deus e Ele é quem dá a palavra final. Eu apenas sou diligente em fazer a minha parte e tudo vale a pena, pois ao fazer a minha parte estou a cumprir com o propósito de Deus para a minha vida e para a vida do nosso filho. 

O Matthew é um Dom de Deus e por isso eu o estimo e cuido como se fosse meu, mas a sua vida não me pertence.

 

Alguns pode até entender nas minhas palavras um certo conformismo ou derrota.

Muito pelo contrário meus caros. Apesar de tudo isto. Apesar das notícias desanimadoras. Apesar dos factos incontornáveis, eu creio que o Matthew vai ser curado em nome de Jesus Cristo. Eu creio que Deus o vai restaurar e restituir a sua saúde. Não vou dizer que não tenho medo de perder o nosso filho. Claro que tenho, mas sempre que tenho este tipo de sentimentos peço perdão a Deus pelas minhas dúvidas e pelo meu medo.

 

O medo não é algo que venha de Deus. O medo é algo que nos pode amordaçar e deixar manietados. Tal como na parábola dos talentos em Mateus 25, podemos perceber que um dos servos, dominado pelo medo, escondeu o pouco que tinha ao seu encargo. O medo acabou por o fazer pecar.

 

Se eu creio que Deus vai curar o Matthew, porque razão haveria eu de ter medo afinal? Eu rejeito o medo pois eu quero ser um homem de fé. Eu quero ser um servo fiel que não se deixa vacilar pelas dificuldades que nos têm aparecido. De qualquer modo Deus tem-nos fortalecido a cada dia e sempre que as duvidas aparecem, temos sentido a tranquilidade que Deus nos tem trazido por intermédio da sua palavra. A Bíblia tem sido a nossa bússola. Eu não tenho as respostas para tudo, apenas partilho o que temos vivido no nosso dia a dia. De qualquer modo espero que os meus desabafos possam ajudar-te a encontrar o propósito que Deus tem para a tua vida.

 

Uma vez mais podes partilhar as tuas questões ou dúvidas aqui ou no facebook. Estamos aqui para te encorajar, ajudar e servir. Por isso dispõe sempre que quiseres. Que Deus te Abençoe Ricamente.


sexta-feira, 7 de agosto de 2020

BRINCADEIRAS SAUDÁVEIS

 O mundo como nós o conhecíamos deixou de existir ao longo destes últimos 30 anos. O tempo em que saiamos de bicicleta durante todo o dia, ou passávamos horas na rua com amigos, sem que os nossos pais soubessem concretamente onde estávamos, já passou. Hoje em dia é raro ver uma criança de 8/9 anos a brincar na rua com amigos. O mais frequente é vermos essas mesmas crianças a brincar com um ecrã. Muitos passam horas em frente ao ecrã sem que nós como pais nos preocupemos com os danos que podem surgir dessa interação constante.

Já tenho dito várias vezes que o cancro tem origem num conjunto de desequilíbrios no nosso organismo. Um dos fatores predominantes para esse desequilíbrio são as novas tecnologias e a quantidade de radiação que nos rodeia. Hoje em dia estamos rodeados de radiação e emissões de bluethooth, wi-fi, telecomunicações e as emissões dos nossos aparelhos electrónicos.

Tudo isto pode dar origem a desequilíbrios moleculares no nosso organismo, e por isso mesmo uma das linhas de raciocínio que eu seguia ao fazer os tratamentos naturais com o Matthew, era eliminar ao máximo os desequilíbrios electromagnéticos no seu corpo. Uma das formas de fazer isso era mesmo evitar que ele tivesse contacto com tables, telemóveis, ou coisas do género. Por isso foi necessário promover outras atividades.

Uma das coisas que eu fazia com o Matthew era todos os dias leva-lo a um parque para ele andar descalço na relva e brincar. Nós montávamos puzzles e fazíamos jogos de memória todos os dias, enquanto apanhávamos sol. No mínimo ficávamos durante 30m no parque, de qualquer modo na maioria das vezes ficávamos 1h.

Ao promover estes hábitos de brincar com jogos de tabuleiro, puzzles e legos, fui despertando interesse no Matthew assim como no Gabriel e ambos ficaram fãs deste tipo de atividade. Ainda hoje o Gabriel pode estar a jogar Wii ou a ver qualquer coisa na televisão, mas se eu o convidar a jogar Monopólio ou outra coisa qualquer, ele alinha de imediato.

Ao fazerem estas coisas eles estão longe da radiação e outros perigos. Eu não estou a partilhar isto para mostrar que sou um bom pai, ou seja o que for. O meu objetivo com esta partilha é mostrar que podemos fazer coisas de maneira diferente e podemos melhorar a nossa qualidade de vida e a qualidade de vida dos nossos filhos. Eu sei que é fácil ignorar estas questões. É comodo poder entregar um tablet a uma criança e deixar de se preocupar com ela.

“O caminho mais fácil, nunca é o melhor.” Se um dia mais tarde alguém se lembrar de alguma coisa do que eu digo, que seja esta frase pois ela define a nossa forma de viver. É mais fácil dar comida processada, é mais fácil dar o telemóvel, é mais fácil ignorar Deus, é mais fácil preocupar-me com os meus projetos, mas tal como acabei de dizer: O caminho mais fácil, NUNCA é o melhor. Isto não é um concelho e sim algo que tenho aprendido ao longo da minha vida.

Na Bíblia podemos ler a parábola do filho pródigo em Lucas 15:11-32, que nos mostra claramente que o caminho fácil não foi o melhor para aquele jovem. Ele gozou a vida ao máximo até ficar sem dinheiro, mas quando o dinheiro acabou, sujeitou-se ao que foi aparecendo. Passou fome e sofreu nas mãos de outros. De qualquer modo aquele jovem voltou para casa do seu pai e ainda veio a tempo. Aqui o pai é Deus e apesar de ter dado liberdade ao seu filho, para fazer tudo o que queria e levar a sua vida da forma que melhor entendeu, Deus permaneceu de braços abertos para o receber, assim que o jovem reconheceu o seu erro e decidiu voltar.

O mesmo pode acontecer contigo, pois aconteceu comigo. Já disse muitas vezes que o objetivo deste blog é trazer concelhos e dicas para vivermos uma vida mais saudável, mas para isso precisamos também de ter saúde espiritual. Eu creio que a única pessoa que te pode dar saúde espiritual é Jesus, por isso, precisas de o buscar e encontrar no teu coração de forma a poderes receber a saúde que tanta falta te faz.

Eu sei o quanto a minha saúde espiritual me faz falta no meu dia a dia, por isso tantas vezes falo nela. De qualquer modo espero que possas tirar proveito do vídeo.

Que Deus te abençoe Ricamente.

 

                                           

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

OS ENSINAMENTOS DO SOFRIMENTO


Antes de eu ter nascido, o meu pai foi criança e antes do meu pai, o pai dele também foi criança, mas eu não vou falar aqui do meu avô que o meu pai não conheceu e de quem eu apenas vi uma imagem desbotada, esquecida, de uma foto que resistiu ao passar do tempo. Vou falar de um passado não muito distante, o passado do meu pai.

O meu pai tinha muito potencial para a escola. Era uma criança inteligente e acarinhada pelos seus professores. Professores que eram duros, que lhe davam reguadas por não saber a tabuada, ou não saber os rios de Portugal de trás pra frente e da frente para trás. Vão todos dizer que eram tempos diferentes. Isso era antigamente. Sim claro que eram tempos diferentes, bem diferentes pois eu nunca fui obrigado a deixar de estudar para ajudar a minha família a subsistir.
A família do meu pai tinha posses, tinham funcionários ao seu encargo, mas quando o meu avô faleceu, o estado ficou com tudo e a minha avó que nada tinha em seu nome, perdeu o que o meu avô tinha conquistado. Então, todos foram recrutados para o trabalho. Todos precisavam de comer, todos precisavam de se vestir e viver. Melhor ou pior o importante era resistir ás dificuldades, resistir ás tribulações da vida. A vida sempre tem tribulações, venham elas em forma de necessidades físicas, doenças repentinas, ou problemas nos relacionamentos.

O meu pai tornou-se um guerreiro não por opção, mas por necessidade. O meu pai cresceu rápido devido ás adversidades e sempre me mostrou o caminho da superação para todas as dificuldades. Sinto-me profundamente agradecido por tudo o que ele me ensinou sem falar, mas também por tudo o que me ensinou com os seus diálogos. Muitos nos consideram guerreiros por tudo o que temos vivido com o nosso filho Matthew. Não realidade não gosto muito dessa imagem pois nem eu, nem a minha esposa nos vemos como guerreiros. Apenas somos o fruto de todas as situações que temos vivido. Eu sei que é fácil culpar Deus por todas as coisas negativas que nos acontecem.
Analisando o percurso do meu pai, o que o ajudou a ser o homem que é hoje? Eu teria que dizer a adversidade. A adversidade é o instrumento que pega num homem pequeno e o torna em alguém grande. Se não acreditas, podemos pegar em exemplos práticos como o Michael Jordan que com 19 anos teve um treinador que lhe disse que ele nunca seria um jogador profissional, visto que era um desajeitado. Ele foi para casa chorar durante uma semana e ao fim dessa semana, decidiu que só iria parar quando se torna-se o melhor do mundo. O mesmo aconteceu com o Charlie Parker “Bird”. Numa jam session com o grande Jo Jones, levou com um prato na cabeça pois a sua performance estava a ser muito fraca. Ele chorou também e prometeu a si mesmo que nunca mais iria ser gozado na vida. Um ano depois tornou-se uma estrela lendária de quem ainda se fala hoje no mundo da musica.

O próprio Cristiano Ronaldo quando foi treinado pelo Fernando Santos no Sporting sofreu pois este lhe disse que o seu jogo de cabeça era uma desgraça. Hoje o Ronaldo marca golos de cabeça como ninguém, com saltos estratosféricos que desafiam os jogadores da NBA. Onde quero eu chegar com tudo isto? Penso que está fácil de perceber. Todos eles sofreram adversidades durante a sua vida e poderiam muito bem revoltar-se com as circunstancias ou com Deus, mas não o fizeram.
Eu sei que quem está a sofrer não quer ouvir saber das suas responsabilidades, da forma como anda afastado de Deus. Nem eu estou aqui a dizer que estão a passar por dificuldades por estarem afastados de Deus. Não é isso. O que estou a dizer é que em cada dificuldade e em cada momento difícil da nossa vida existe uma oportunidade que nos está a ser dada. Eu continuo a ser um comum mortal, mas se não fossem as dificuldades todas que o meu filho tem vivido, nunca teria conhecido metade das pessoas que conheço, nem teria o conhecimento que tenho atualmente sobre o funcionamento do meu organismo. Não saberia o que são Células Ciliada, NKT, Apotose, Neutrófilos, Leucócitos, Linfócitos ou curcuma. Bem se calhar curcuma já teria descoberto, visto que hoje em dia toda a gente fala em curcuma. Eu sei que é fácil culpar Deus por tudo. Não é fácil encarar o problema e perceber, o meu comportamento, a minha vida, as minhas decisões trouxeram-me até aqui. Será que posso fazer alguma coisa diferente daqui para a frente.
Foi assim que eu encontrei Deus. No momento que eu percebi que era muito critico dos outros pois eu não tinha vícios e tinha as ideias no lugar e via tanta gente desmiolada a fazer tantas asneiras. Eu pensava erradamente que era melhor que todos eles. Só quando percebi que tinha tantas falhas como toda a gente é que decidi deixar Deus entrar na minha vida e lhe dar um novo rumo. Sem Deus a minha vida não seria igual. Sem Deus eu não teria paz neste momento. Sem Deus eu já não estaria casado. Sem Deus, possivelmente o Matthew já não estaria aqui. Sem Deus não teria crescido como ser humano, como tenho crescido.
É poético pensar que é importante ajudar os outros. É elegante ajudar quem precisa, e ser um filantropo. Não é isso que tenho aprendido ao longo destes anos com Deus. É duro ver aqueles que estão a sofrer ao teu lado. A resposta mais inteligente é ignorar e seguir em frente, pensar que eu também tenho o meu sofrimento. Não é isso que tenho aprendido com Deus. Alias eu nem tenho aprendido, pois isto não é algo que me tenha acontecido pela minha capacidade física. Isto é algo que Deus tem colocado no meu coração. A tristeza, o sofrimento, a angustia ao ver outras crianças que tal como o Matthew batalham com cancro e pais que não conhecem a Deus.
Isso é tenebroso pois eu sei que a força que tenho sentido, a calma que tenho tido, o desejo de viver que tenho em cada dia, vem de Deus e do seu propósito para a minha vida e a vida da minha família. Por isso choro com o sofrimento de outros, por isso não consigo ficar de braços cruzados a ver mais desfechos trágicos á nossa volta. Eu posso não saber qual é o plano que Deus tem para as vidas de quem está a sofrer, mas eu QUERO fazer parte do plano de Deus. Jesus Cristo veio para restaurar, abençoar, trazer vida e levar consigo toda a angustia, toda a dor e sofrimento. Eu quero fazer parte desse plano, eu quero ser um instrumento para esse processo, não porque eu mereço fazer parte do plano de Deus mas sim porque TU merces, porque os que estão à minha volta merecem e foi para isso que Deus me deu vida, não só a mim, mas a todos nós. Estamos aqui para nos apoiarmos mutuamente e não para vivermos nas nossas ilhas em frente à televisão.

Por isso agradeço a Deus por todas as dificuldades e angustias que já vivi, pois se não fossem essas dificuldades e angustias eu nem sequer me preocupava com quem está a viver o vale da sobra da morte. Seguia a minha vida de forma tranquila e sem ondas. Sem estes problemas o meu casamento não estaria tão fortalecido como atualmente. No meio de uma situação tão complicada temos vivido os melhores momentos da nossa vida de casal o que parece um absurdo.  Por isso e tal como o meu pai, o Michael Jordan ou o Ronaldo, eu quero aproveitar o que aprendi com as dificuldades de forma a honrar a Deus e de forma a poder abençoar a vida de outras pessoas.
Que Deus te abençoe ricamente.

sexta-feira, 31 de julho de 2020

ESPECIARIAS E O SEU POTENCIAL


Eu uma vez fui de férias a Marrocos. Penso que foram as únicas férias a sério que fizemos até hoje, tirando a lua de mel claro. Marrocos é uma terra cheia de cores e sabores. Como não poderia deixar de ser, visitamos os Shocks no centro de Marrakech. Aí sim era tudo uma mistura de cores, aromas e sabores. Então entramos numa loja típica de venda de especiarias. Eu nem fazia ideia que existiam tantas especiarias assim. Hoje vamos falar de algumas apenas, pois mesmo que eu quisesse nunca iria conseguir falar de tudo o que existe.


Bem até aqui tudo tinha uma ordem e estrutura no que toca à receita da “escura”. Todos os ingredientes de que falei até aqui eram nucleares, ou seja, todos são usados sempre que fazemos a mistura. No entanto e tal como disse a mistura nem sempre é igual. As variações acontecem com as especiarias. Todas as especiarias têm propriedades interessantes para combater problemas cardiovasculares, inflamação, diabetes, radicais livres, hipertensão entre tantas outras coisas. Eu não estou a dizer que todas as especiarias fazem isto tudo. Estou sim a dizer que todas elas têm alguma destas propriedades.

A grande maioria das especiarias tem propriedade anti fúngicas, anti microbiais e anti bacteriais, o que quer dizer que protegem o nosso corpo de fungos, micróbios e bactérias de forma natural e sem recorrermos a drogas e fármacos. Um corpo debilitado ou um corpo que está a combater um tumor precisa destas ferramentas para combater os agressores mais comuns.

Quando o Matthew tinha 3 anos de idade ele comia muitas nozes, avelãs e outros frutos secos. Comida de pássaro como muitos pais diziam no hospital. Eu sentia muitas vezes que as pessoas olhavam para mim como um Alien, pensado bem foi assim toda a minha vida, por isso não é uma novidade. O meu apelido na escola era o “Freak” o que ainda hoje é uma realidade em vários aspetos.  De qualquer maneira voltando ás nozes. A médica chateava-me a cabeça por causa das nozes que tinham fungos e bactérias. Se abrirem uma noz existe a possibilidade de ela ter teias de aranha dentro, ou então fungos que a estão a roer. Principalmente se comprarmos as nozes numa feira ou lavrador em vez de uma grande superfície. Nos preferimos a dos lavradores. 

O Matthew nessa altura não fazia o que faz hoje nem tínhamos o conhecimento que temos hoje para reforçar o sistema imunitário e tudo o mais. De qualquer maneira eu sabia que as especiarias iam combater estes fungos sem que fosse preciso o organismo do Matthew se esforçar. Hoje em dia o Matthew não está Neutropénico (Sem neutrófilos, as defesas naturais do organismo) mas durante esse ano de 2015 ele viveu durante vários meses nesse estado de debilitado de neutrófilos no organismo. Poderia facilmente ter ficado com febre por causa de algum fungo ou bactéria, coisa que não aconteceu.

Não sou o dono da verdade nem senhor da razão mas acredito que uma das razões para isso nunca ter sucedido, foram mesmo as especiarias que juntávamos aos alimentos. É preciso relembrar que nessa altura o Matthew não tinha a Escura. Essa receita foi criada apenas no final de 2017. Por isso as especiarias como o Cravinho, Noz moscada, Pimentão, Paprika, Alecrim, Sementes de mostarda, Gengibre, Cardamomo, Cominhos, Loureiro, Canela, Estrela de Anis ou Funcho faziam parte de muitos dos cozinhados. Estas são apenas algumas das especiarias, existem muitas mais.

A escura nasceu se calhar por causa do que aprendi em Marrocos na nossa viagem. Lá eles vendiam misturas que faziam para temperar o peixe, ou a carne, ou outra coisa qualquer como o caril por exemplo. Qualquer livro de receitas indianas penso que ensina como fazer as misturas básicas como Garam Masala ou Tikka Masala, que são misturas de várias especiarias. Nós tínhamos algumas misturas feitas.

Quando comecei a fazer a dieta vegana crudivorista com o Matthew, todos os dias misturava os ingredientes na salada, para depois ele comer. Foi ao fim de umas semanas que pensei em misturar tudo e fazer a Escura. Tudo isto foi um processo de aprendizagem que não termina por aqui. O objectivo é dar-te as ferramentas para explorares o que te faz melhor. Uma coisa eu acredito, qualquer mistura de especiarias, vai ajudar o teu corpo a estar mais preparado para qualquer problema de saúde. 

Não quero dizer com isto que as especiarias curam todos os males. Apenas que estas especiarias podem ser usadas como uma ferramenta e quem sabe elas não fazem a diferença. As ferramentas estão à tua disposição. Cabe a ti decidir como as usar. Sabes quando o Moisés foi escolhido para libertar o povo de Israel do Egito, ele arranjou desculpas e disse que não tinha capacidade sequer para falar de forma eloquente. Moisés não percebeu que Deus lhe tinha dado as ferramentas necessárias para cumprir o propósito para o qual ele tinha sido chamado.

Deus deu a Moisés poder para realizar os milagres que todos nós conhecemos, ele deu-lhe conhecimento para conseguir levar o povo para fora daquela terra e deu-lhe ousadia para desafiar as leis da física ao atravessar o mar vermelho. Moisés fez coisas fantásticas, não por si mesmo nem porque merecia, mas sim porque tinha sido escolhido por Deus para usar as ferramentas que lhe tinham sido atribuídas.

Eu e tu temos ferramentas ao nosso alcance que nos foram atribuídas. O telemóvel pode ser uma ferramenta para perdermos o nosso tempo em futilidades e coisas desnecessárias, assim como também pode ser uma ferramenta que nos ajuda a buscar e seguir o propósito de Deus. A questão decisiva aqui é como vais usar as ferramentas que tens ao teu dispor? Vais guardar as especiarias no armário para quando te lembrares que podem fortalecer o teu corpo? Ou vais coloca-las em cima da mesa para que te lembres todos os dias de as usar?
O mesmo podes fazer com a Bíblia. Podes guardar na gaveta e nunca tentares aproximar-te de Deus, ou então coloca-la na tua mesinha de cabeceira para a ler diariamente com o intuito de ouvires a voz de Deus. 

Eu estou aqui apenas porque espero ser uma ferramenta nas mãos de Deus e se te puder ajudar, que Deus seja louvado. Se tiveres alguma dúvida ou questão sobre o que falei, por favor partilha. Se queres lêr a Bíblia e não sabes como, por favor partilha. Estamos aqui para te servir.
Que Deus te abençoe ricamente.




segunda-feira, 27 de julho de 2020

BUSCA E ACHARÁS


Hoje eu tinha tudo preparado para partilhar o último vídeo sobre especiarias, para encerrar o tema da “Escura”. O problema é que ontem não conseguia para de pensar no que vou escrever agora. Hoje vou falar de um assunto que me é muito pessoal e acredito que é um assunto do interesse de todas as pessoas que estão a passar por uma situação difícil de resolver. Uma situação impossível de contrariar. Espero que a minha mensagem de hoje possa ser de alento para os que mais precisam. Este é o propósito desta publicação. Trazer ânimo.

Eu durante toda a minha vida nunca acreditei em Deus. Aliás eu desprezava tudo o que estivesse relacionado com Deus. Não fazia sentido para mim. Até que um dia quando eu estava em Inglaterra, envolvi-me numa situação na qual eu poderia perder o emprego, e eu não queria isso. Por isso falei com Deus e disse-lhe: “Olha se tu existes mesmo salva-me desta situação e eu nunca mais te nego.”

Resumidamente tudo se resolveu e de facto eu nunca mais neguei a Deus, mas também não quis saber de Deus para mais nada. Uns meses depois estive envolvido numa outra situação que poderia fazer com que eu fosse deportado do pais para além de perder o emprego. Nessa altura eu falei com Deus novamente e pedi que me ajudasse e desta vez eu prometi que, passaria a falar em Deus aos outros em vez de apenas pedir ajuda quando precisava. Uma vez mais tudo se resolveu. Eu senti a mão de Deus em ambas essas situações. Apesar de não me ter convertido nesse momento, eles foram decisivos na minha decisão um ano mais tarde.

Estou a dizer tudo isto pois conheço pessoas que está a viver uma situação muito complicada. Eu não sei o que lhes dizer nem sei o que vai acontecer. Eu sei que se tu não crês em Deus é difícil pedir-lhe ajuda. Eu pedi e senti Deus a responder. Eu não estou aqui a dizer que se pedires um milagre, que o vais receber. Eu não sei se o vais receber ou não. O que sei é que se tens dúvidas se Deus existe ou não, pede que Ele se manifeste. Pede-lhe algo que sabes que só Ele conseguirá fazer.
Em Mateus 4: 6,7 podemos ler o seguinte.
E disse-lhe “SATANÁS”: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.

Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Aqui podemos perceber que Satanás tenta convencer Jesus a desafiar Deus a fazer o que pedia. Jesus não aceita a proposta pois não quer desafiar a Deus. Eu estou a falar nisto porque nunca devemos desafiar a Deus. Eu por exemplo nunca pediria a Deus o seguinte: Cura o Matthew para eu saber que o vais abençoar para o resto da Vida.
Isso para mim seria eu a desafiar o poder de Deus e a não confiar que Deus tem um plano para a vida do Matthew e para a nossa.

De qualquer modo uma pessoa que não conhece a Deus não sabe estas coisas. Se calhar Deus respondeu ás minhas orações pois eu era naquela altura um ignorante sobre as coisas relacionada com Deus. Por isso e tal e qual uma criança, pedi o que sentia e Deus respondeu. Se eu já fosse um crente em Jesus Cristo, eu não iria pedir a Deus para provar nada, Deus não tem nada que me provar. Deus chamou a Guideão para ser juiz sobre o seu povo e ele duvidou do que Deus iria fazer com ele por isso pediu que Deus fizesse um milagre. Deus fez, e no dia seguinte ele pediu outro milagre e Deus novamente respondeu ao seu pedido.

Se fosse noutra situação qualquer eu creio que isso seria um desafio ou negociação com Deus. Deus não negoceia. Deus não gosta de ser desafiado. De qualquer modo eu creio que Deus quer revelar-se a todos. Uns de forma mais espetacular e outros de forma mais simples. Se não conheces a Deus e gostarias de o conhecer, pede, pois Deus quer ter um relacionamento contigo. A resposta de Deus foi uma resposta simples a um homem que fez um pedido de criança. Um pedido inocente, para ser tranquilizado de que Deus estaria com ele e não o abandonaria.

Depois destes pedidos de milagres o Gedeão teve que ter muita fé. Ele pegou em 32.000 homens para derrotar um exército de Midianitas. De qualquer modo desse exército de 32.000, Deus escolheu apenas 300 homens para a batalha. Uma situação de impossível resolução, mas que graças ao preparo que Deus deu a Gedeão, ele estava apto para a enfrentar. Por mais difícil que a mesma parecesse.

Por isso se não acreditas em Deus, pede-lhe que se revele a ti. Pede-lhe que te demonstre que está do teu lado, pede-lhe um milagre. Quem sabe ele responde com um milagre para te mostrar o seu poder. Eu creio que Deus se quer revelar a todos os que o procurarem com inocência, verdade e até raiva ou dor. Deus suporta tudo isso, mas tens que estar disposto a pedir que ele apareça. Deus tem-se revelado na vida da nossa família. Eu percebo que o blog não é tão popular agora como antes em que eu raramente falava acerca de Deus. De qualquer modo o meu objetivo central não é a popularidade do blog. O meu objetivo é usar este blog para ajudar pessoas, fisicamente com as dicas e cuidados, mais que tudo, ajudar pessoas espiritualmente, apesar de isso não ser tão popular e interessante.
Que Deus te abençoe ricamente.


segunda-feira, 20 de julho de 2020

A IMPORTÂNCIA DAS PALAVRAS E O SEU SIGNIFICADO



Hoje quero falar acerca de uma questão que a maior parte das pessoas não entende. Uma questão que muitas vezes me melindra e me deixa magoado até. Eu sei que as pessoas não fazem por mal e muitas vezes tanto queremos ajudar que acabamos por fazer o contrário. Algumas pessoas dizem que não sabem o que já vivemos ou estamos a viver, e essa é a mais pura realidade. Assim como eu não sei o que outros pais estão a viver apesar de estarem numa situação semelhante. Por isso hoje quero falar um pouco deste assunto.

Ao longo deste ano tenho publicado algumas vezes o que se tem passado com o Matthew. Às vezes sinto que algumas pessoas não prestam atenção ás palavras que eu uso. As palavras têm significado e é importante analisarmos o propósito e importância de cada uma mediante o contexto em que são usadas. Ao longo dos anos fui partilhando no facebook a situação do Matthew e penso que nem sempre as pessoas compreendem o que é esta doença.

O facto de nós como família e nós como crentes termos confiança em Deus e sentirmos que existe um propósito para tudo isto não quer dizer que está sempre tudo bem. Ao longo deste último ano tenho partilhado os resultados de tudo o que temos vivido com o Matthew. De qualquer modo nem sempre a mensagem é transmitida da melhor forma e eu estou a partilhar isto pois estes mal-entendidos magoam-me. Penso que não será só a mim, mas se calhar outras pessoas que passem por situações complicadas como esta.

Eu que estou a passar por tudo isto muitas vezes nem sei o que dizer a pais que vivem situações tão graves ou piores que a nossa. Por isso penso que todos nós temos que ter mais sensibilidade e perceber o significado e a importância das palavras. A Bíblia mostra-nos um excelente exemplo disso no livro de Jó. Jó depois de uma tragédia na sua vida é confortado por 3 amigos que fazem tudo menos conforta-lo.

Ao longo deste último ano tenho falado no estado do Matthew e para quem sabe e lê o que tenho publicado, tem lido que ele tem andado muito bem. De qualquer modo o leitor atento vai perceber que ao longo deste ano, o estado clinico do Matthew nunca melhorou. Aliás, o estado clinico tem vindo a piorar gradualmente e eu tenho partilhado isso. Estas duas afirmações parecem paradoxais, de qualquer modo elas são bem diferentes.

Clinicamente o Matthew está cada vez pior. A situação cada vez se agrava mais. De qualquer modo e apesar disso, o Matthew tem andado muito bem. Esta é a realidade pura e crua. O Matthew tem andado muito bem graças a Deus, mas apesar de estar bem o tumor está cada vez maior, ainda que sejam aumentos pequenos. O prognóstico não é nada bom. Eu creio que para Deus não existe nenhum impossível, e mesmo que o tumor esteja a asfixiar o nosso filho, Deus tem poder para o curar.

O que me magoa muitas vezes é as pessoas acharem que por ele estar bem, tudo está bem. Não são todos eu sei, mas vou partilhar uma coisa convosco. Quando a minha mãe morreu o meu pai levou muito tempo a sarar a sua dor. Coisas simples como colocar uma caneca fora do lugar, lembravam-no de que não tinha sido a minha mãe a arrumar e sim eu ou a Liliana por exemplo. Isso magoava-o. Assim como receber uma carta do banco com o nome da minha mãe depois de ele já ter ligado para o banco a pedir para mudarem o nome. Coisas banais para nós, mas que ferem quem está a sofrer.

Já não é a primeira vez que partilho isto, mas eu penso que muitas vezes as pessoas não compreendem a gravidade da situação. Não percebem que o Matthew tem vivido este último ano no fio da navalha. Não percebem que se não fosse pela graça de Deus ele já não devia de cá estar. Todos os dias o Matthew é um milagre. Nós aqui em casa queremos ver Deus a completar o milagre. Estamos na expectativa que o Matthew fique curado de vez (mesmo que não seja que Deus seja glorificado) e creio que ele será curado. Não sei como nem quando nem onde, mas creio que esse é o plano de Deus para o Matthew.

No entanto o problema é que a situação se agrava a cada dia. Apesar de não ser visível por ele estar tão bem, o problema continua lá, a crescer, a asfixiar e destruir cada vez mais tecidos, cada vez mais funções, que para já são impercetíveis para nós.  De qualquer modo nós sabemos que enquanto o Matthew não for curado na totalidade, ele continua em perigo. Perigo de vida. Já tenho dito muitas vezes que não sei o que é sofrer pois apesar do Matthew estar a viver nestas condições de perigo de vida, Deus tem sido muito bom e ele não tem demonstrado quaisquer sintomas dos tumores que tem na cabeça.

Por isso a nossa confiança e a nossa calma não vem do facto do Matthew não correr perigo. Ela vem sim, do conforto de Deus e da segurança que sentimos com Deus do nosso lado. Eu penso que quando as pessoas não percebem o grau de gravidade desta situação, também não percebem o poder de Deus a operar na vida desta criança. Temos sido muito abençoados pois ele tem tido qualidade de vida no meio de tantas dificuldades, consultas, picadelas, tratamentos, anestesias, privações e angustias.

Por isso as vitórias devem ser celebradas claro, mas sem esquecer que ainda existe uma guerra pela frente. Uma vitória não é o fim da guerra. É apenas uma vitória, passageira, temporária. A minha caminhada com Deus é igual. O meu objetivo é ter vitórias diárias. Só assim conseguirei chegar ao fim da corrida do lado de Deus. Deus nunca me vai abandonar, mas eu sou uma pessoa com falhas e se não tiver cuidado, posso deixar-me levar pela emoção das vitórias e esquecer-me que foi Deus quem travou as batalhas por mim.

Eu com esta publicação não quero magoar ninguém, estou apenas a partilhar o que sinto, pois acredito que todos devemos ser mais sensíveis ás diferentes batalhas da vida de cada um e devemos ter cuidado para não banalizar as situações. Hoje em dia já não acontece, mas no inicio irritava-me quando as pessoas me perguntavam se o nosso filho já estava melhor. Como se esta doença fosse uma gripe ou uma constipação. Sei que se calhar as pessoas que me vão compreender melhor são aqueles que estão a viver o mesmo problema que o nosso filho. Ou se calhar não. Às vezes sou um pouco duro nas minhas publicações, mas afinal de contas este blog é para isso mesmo, para partilhar pensamentos, dicas de alimentação e sentimentos. Espero com isto sensibilizar alguns e se calhar confortar outros.  Mais que tudo que o nome de Deus possa ser glorificado.

Que Deus vos abençoe ricamente.

sexta-feira, 17 de julho de 2020

4 SIMPLES FORMAS DE COMBATER O CANCRO


Nós já nos esquecemos, mas se temos uma cozinha tão rica em Especiarias temos que agradecer aos conquistadores do mundo desconhecido. Ao Vasco da Gama e todos os seus súbditos que há mais de 500 anos atrás enfrentaram as maiores provações que os oceanos tinham para oferecer. Foi graças aos nossos egrégios avós que conseguimos trazer estes novos sabores à nossa cozinha. Já imaginaste o que seria nunca termos descoberto a canela? Os cominhos ou a pimenta? Sem dúvida que a nossa cozinha seria bem diferente.

Sempre gostei muito de canela, mas tirando isso nunca prestei muita atenção ás especiarias. A minha mãe usava alguma das mais conhecidas, nós moscada, cominho, cravinho e pouco mais acho eu. De qualquer modo eu não conhecia o sabor de nenhuma, eu nunca prestei atenção aos detalhes. Batata nova e batata velha! Que é isso? “Pra mim sabe tudo ao mesmo.” Dizia eu. Costumava brincar que até comida sem sal pra mim não fazia diferença.

Se calhar naquela altura tinha uma visão mais tacanha e limitada eu. De qualquer modo hoje é bem diferente. O meu pai por exemplo hoje em dia cozinha tudo sem sal, mas usa montes de especiarias para dar sabor há comida. Para quem já viu o masterchef, já percebeu que os melhores são os que combinam vários elementos e especiarias. Esse é o nosso lema cá em casa. Confesso que sou mais aventureiro que a Liliana. Eu misturo de tudo e para mim está sempre muito bom, mas certas coisas a Liliana não gosta muito. Cardamomo por exemplo é uma especiaria que não lhe entra no palato.

Bom hoje vou focar-me em 4 especiarias que são nucleares uma vez mais. Curcuma, pimenta preta, orégãos e pimenta cayene. Estou a focar-me nestas 4 pois existem estudos que mostram que este 4 elementos combinados com chá verde (4 vezes ao dia o chá verde) podem reduzir o risco de cancros hormonais em cerca de 80%. Para além disso os estudos mostram que estes elementos ajudam também no combate aos mesmos. Cancros hormonais são por exemplo, da mama, próstata, tiroide, ovários, que são os mais conhecidos.


A curcuma e a pimenta preta como já disse mais que uma vez aqui no blog, têm de andar sempre de mão dada. A pimenta ajuda a potenciar a absorção da curcuma e o seu efeito no nosso corpo. Esta combinação é a chave mestra para praticamente tudo o que cozinhamos. Penso que a única refeição que para já não leva esta combinação é o pequeno almoço e o snack da tarde. De resto, acompanha todos os pratos cá em casa. A curcuma como já tenho falado tem propriedades muito interessantes de combate ao cancro. Alguns estudos comprovam que combate vários tipos de tumores nos ossos, no peito, no cérebro, no cólon, no estômago, na bexiga, nos rins, na próstata ou nos ovários, podendo abrandar ou reverter o crescimento tumoral. Um dos mecanismos que a curcuma usa é a apoptose (já tenho falado aqui no blog).


A pimenta cayene é assim o elemento mais bravo digamos desta receita. Demorei algum tempo a acertar a formula em termos de quantia de pimenta cayene, visto que as primeiras vezes o Matthew se queixava um pouco. É que a receita leva pimenta preta e pimenta cayene. Para quem nunca experimentou pimenta cayene eu aconcelho a fazerem um teste generoso primeiro pois vai ser uma experiência única (sorrisos). A capsaicina é um composto encontrado na cayene que a torna tão boa no combate ao cancro. Este composto é o que ajuda a reduzir o tamanho de tumores como o da próstata para além de outros. Ele é encontrado em vários picantes, mas com maior concentração na pimenta cayene por isso faz parte das peças fundamentais da “Escura”. Tem mais benefícios como redução de peso, problemas cardíacos e níveis de açúcar no sangue.


Os orégãos são um condimento fenomenal pois para além de terem muitas propriedades boas para combater as mais variadas doenças, é muito versátil para qualquer refeição que se faça. Nós cá em casa temos fresco que se dá bem em qualquer vaso. Fresco é muito melhor pois tem os componentes activos na máxima força como por exemplo o carvacrol que é o responsável pelo combate ao cancro, uma vez mais induzindo as células cancerígenas na apoptose.

Para além destas existem outras especiarias muito boas. Eu vou falar mais uma vez nas especiarias só para um remate final. Penso que estas 4 mereciam uma publicação isolada visto que são muito utilizadas cá em casa. Orégãos vão bem em tanta coisa, uma salada, uns vegetais salteados, em cima da lasanha vegetariana. É uma questão de procurarem variar e usar a criatividade para incorporar mais especiarias.

Pode parecer algo muito simples adicionar apenas algumas especiarias á nossa alimentação, mas uma coisa tão simples pode fazer uma grande diferença, tal como na vida espiritual. Eu sei que é fácil continuar com velhos hábitos e esperar que as coisas fiquem melhores, de qualquer modo é preciso juntar alguns ingredientes novos para termos melhores resultados. Eu sinto isso na minha vida pessoal. Se estiver alguns dias um pouco mais desligado, sem ler a Bíblia, sem orar e meditar no propósito que Deus tem para tudo o que tenho vivido, acabo por me deixar levar pelo comboio da apatia que me afasta de Deus. Eu sinto que quando me afasto de Deus a vida deixa de fazer sentido e tudo o resto passa a ser o mais importante. Todas as preocupações, as frustrações e as desilusões. Tudo isso passa a ser mais importante que o propósito de Deus.

Para muitos se calhar nada disto faz sentido, mas a realidade é que ao juntar alguns ingredientes, como oração, meditação e leitura da Bíblia a minha vida leva um rumo diferente. Não sou eu que o digo, mas sim quem está à nossa volta que o nota. Eu tenho sentido isso na minha vida como casal nos últimos meses. Apesar das dificuldades estarem sempre a aumentar, a nossa vida como casal tem vindo a florir cada vez mais e eu sei que isso é a graça de Deus nas nossas vidas.  Com Deus do meu lado eu percebo que não existi dificuldade difícil de mais de ser ultrapassada, nem situação que não tenha uma solução. Eu busquei Deus num momento da minha vida em que não tinha a saída que eu queria. E busquei-o se calhar porque queria uma solução para o meu problema, mas só mais tarde percebi o quanto eu realmente precisava que Deus endireita-se tudo o que estava mal na minha vida.
A minha vida tem vindo a endireitar, quer como família quer como pessoa, mas é necessário não ignorar os ingredientes que parecem banais, pois eles fazem toda a diferença.

Bom fim de semana e que Deus te abençoe ricamente.

sexta-feira, 10 de julho de 2020

AMLA A BAGA INDIANA


Já disse aqui no blog mais que uma vez que nunca fui fã de comida Indiana. Isso era antes de eu conhecer todas as vantagens e potencial da alimentação Indiana. Existe potencial em vários estilos de cozinha, o Mediterrânico, o Asiático ou o Indiano. Agora que conheço um pouco melhor alguns ingredientes e o seu potencial, vamos incorporando os mesmos na nossa alimentação o que tem sido uma grande surpresa em termos de descoberta de sabores. Hoje venho falar de mais um ingrediente da cultura Indiana. Um fruto, uma baga chamada Amla.

Esta baga é usada na medicina Indiana já há muitos anos. Isso acontece graças aos Fitoquímicos presentes neste alimento. Os fitoquímicos são as armas químicas que as plantas desenvolvem para se protegerem das pestes e agressores. Estes fitoquímicos não são artificiais nem criados num laboratório, eles são produzidos naturalmente pelas plantas como já disse.

Graças e estas propriedades a Amla tem muitos benefícios para a nossa saúde. Por exemplo para eliminar os radicais livres, assim como desintoxica o fígado. O fígado é o primeiro órgão a precisar de ser desintoxicado quando temos qualquer problema de saúde, mas principalmente com o cancro. A regra numero um antes de alterar a alimentação é mesmo fazer uma desintoxicação para limpar o fígado e posteriormente o intestino. Além disso alguns estudos mostram que a Amla protege o fígado das toxicidades e do Cancro.

Outro beneficio da Amla é o facto de combater o colesterol e promover uma melhor circulação visto que reduz a pressão arterial. Para além disso ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. De qualquer modo onde a Amla mais se destaca é no combate ao cancro. Esta é uma planta usada na medicina tradicional Indiana, chinesa e outras devido a todas as suas propriedades. A Amla mostra muito potencial no combate ao cancro, visto que muitos estudos comprovam que o crescimento tumoral diminui, podendo mesmo ser revertido através do consumo desta baga.

Por isso esta baga é um dos elementos nucleares da “Escura”. Para além de combater o cancro esta baga vai reforçar o bom funcionamento do nosso intestino, que em si só já ajuda a combater o cancro, visto que 80% das nossas defesas estão no intestino. Por isso incorporei esta baga na receita, ela tem muitas propriedades que combatem o cancro das mais diversas maneiras. Regulando o açúcar no sangue, diminuindo a inflamação e eliminando toxinas e radicais livres. Tudo isto junto faz da Amla uma potencia a ser tomada em consideração.

Em termos de sabor, não é muito agradável, alias como muitos dos ingredientes da escura, mas tudo misturado, numa salada bem temperada com azeite e vinagre, ou uma sopa saborosa, acaba por disfarçar. De qualquer modo o objectivo da escura não é ser saborosa e sim para fortalecer o nosso organismo.

Na próxima publicação vou falar um pouco sobre as especiarias de um modo geral para terminar aqui a explicação da “Escura”. Penso que alguns aspetos de certos elementos usados na Escura, começam a ser repetitivos e por isso quero encerrar este assunto.

Até lá que Deus te abençoe ricamente.