segunda-feira, 28 de setembro de 2020

MELHORAR O SISTEMA IMUNITÁRIO

Jà tenho falado várias vezes da importância de mantermos o equilíbrio no nosso organismo. Equilíbrio emocional, mas também o equilíbrio físico. Acredito que Deus tem feito coisas fantásticas na vida do Matthew, mas nós não temos ficado de braços cruzados. Deus não quer que sejamos preguiçosos e por isso vou deixar ficar aqui algumas coisas práticas para ajudarem a manter o equilíbrio no corpo de alguém que está a fazer quimioterapia.

Antes de mais e como já tenho falado muito aqui, é preciso fortalecer o sistema imunitário. Fazemos isso através dos alimentos, como os cogumelos shithake, maitake, cordiceps e reishi. Todos estes são muito bons para aumentar a produção de vários dos nossos diferentes glóbulos brancos (ou anti-corpos). A sopa do Matthew (já fiz um vídeo sobre esta sopa no passado) leva sempre cogumelos shithake, raiz de curcuma, gengibre, cebola e alho.

Todos estes elementos ajudam a fortalecer o sistema imunitário. Outra coisa muito importante é mesmo o vinagre de cidra ou o limão, são coisas que ficam  em em muitos pratos, saladas, com peixe entre outros.

Outra coisa fundamental é também o descanso. Se não dormirmos o suficiente o nosso corpo não vai ter oportunidade de se reparar, de limpar tudo o que está mal. Eliminar os erros genéticos produzidos ao longo do dia no nosso ADN, esses erros começam a multiplicar-se e a replicar-se, cada vez que uma Célula danificada se copia. O nosso corpo precisa de estar desligado para poder desempenhar funções importantes. Um pouco como o nosso computador que precisa de se desligar para poder instalar novos updates no sistema operativo. Além do descanso a actividade física é igualmente importante por razões semelhantes.

A falta de descanso pode não dar resultados notórios de imediato, mas ao acomularmos essa falta de descanso o sistema imunitário vai enfraquecendo. Outra coisa muito grave é o consumo do açúcar que acaba por destruir parte do nosso sistema imunitário.

Por isso devemos evitar o consumo de açúcar. Já sei que vais dizer que tudo tem açúcar. É verdade, mas as formas de açúcar naturais encontradas nas frutas e vegetais, não estão isoladas e sim agregadas a outros nutrientes que fazem com que o açúcar seja liberto lentamente na nossa corrente sanguínea.

Não poderia deixar de referir a mais importante. COMER. O teu corpo precisa de energia, nutrientes, minerais, enzimas, amino ácidos e por aí fora. Por isso e para que possas ter um sistema imunitário forte, é preciso que te alimentes.Se entretanto tiveres mais alguma sujestão para reforçar o sistema imunitário por favor diz. Que Deus te abençoe ricamente.




segunda-feira, 21 de setembro de 2020

VALORES


Hoje quero falar um pouco sobre algo que todos os doentes e familiares de doentes oncológicos conhecem muito bem. Os valores. O que são os valores? Valores morais? Valores da bolsa? Não. Para um doente a fazer quimioterapia os valores de que tanto se fala são os valores referentes ás colheitas de sangue feitas de forma sistemática para controlar o histórico do paciente. Estes são os valores dos quais vou falar hoje.

O Matthew como toda a gente sabe, tem andado sempre muito bem no que toca aos valores, mas vamos hoje perceber a complexidade e a importância dos valores por assim dizer. Os valores a que os médicos se referem, são os registados na nossa corrente sanguínea. Para registar os mesmo são necessárias colheitas duas vezes por semana para que o histórico possa ser correto e específico. O Matthew tem andado tão bem que graças a Deus. Normalmente apenas faz uma colheita por semana.

Esta colheita vai dar origem a um relatório detalhado dos diferentes elementos que compõem o sangue. Este relatório não é exaustivo, mas sim centrado nos elementos definidos pelos médicos. De modo geral fazem leitura à hemoglobina, sistema imunitário (que têm vários elementos, sendo que o mais importante para os médicos são os neutrófilos), as plaquetas, os minerais (ferro, fosforo, cálcio, magnésio, entre outros) e ainda ureia e outras coisas importantes.

A analise cuidada destes valores vai dizer se o paciente pode ou não continuar os tratamentos. Se a hemoglobina estiver muito em baixo, ou as plaquetas, ou os neutrófilos, pode ser suspenso o tratamento até que o paciente recupere. Tal como digo muitas vezes, o nosso corpo precisa de equilíbrio e ainda mais quando está diariamente debaixo de fogo cerrado, proveniente da quimioterapia. É preciso confirmar se não existe nenhuma falencia em nenhum orgão vital como os rins ou figado. 

Apesar de tudo e desde que tomamos algumas medidas em casa, o Matthew tem andado muito bem em termos dos seus valores. Nunca precisou de plaquetas e só muito pontualmente é que fez transfusões de sangue. Nestes últimos 3 anos, ele fez apenas 2 transfusões de sangue. Todos sabem que eu creio em Deus e dou graças a Deus pois o estado clínico do Matthew é sobrenatural e é fruto da intervenção de Deus na sua vida, de qualquer dos modos não é errado dizer que temos feito a nossa parte. Vou até mais longe ao ponto de dizer que se não fizéssemos a nossa parte, estaríamos a ser desobedientes à vontade de Deus para a vida do Matthew.

Mas eu dou um exemplo concreto. Ao longo destes 3 anos o Matthew nunca tem tido quedas acentuadas nos seus valores. Só isto já é fora de série, e eu não estou a dizer isto para me vangloriar, o meu objetivo com este blog é ajudar e por isso tento ser exaustivo naquilo que partilho de forma a que possam perceber a complexidade das questões. O Matthew ao longo destes 3 anos nunca parou os tratamentos que tanto quanto sei, deve ser o único caso no hospital que assim foi. De qualquer modo no meio de tudo isto ele já teve dois momentos em que os valores caíram a pique.  Um desses momentos foi nas ultimas 3 semanas.

Vou partilhar uma teoria que tenho e vocês decidem o que acharem mais plausível. Nos temos inúmeros cuidados, entre eles fortalecer o sistema imunitário de várias maneiras. Pois bem, dessas duas vezes, descuidamo-nos e o Matthew deixou de ter 2 elementos que nós usávamos para fortalecer o seu organismo. Essas foram as duas únicas vezes que os valores baixaram de forma substancial. Eu não creio em coincidências. Acredito que se Deus me tem mostrado as ferramentas a usar, como pai é neglicência da minha parte não o fazer.

O meu objetivo é mostrar que não tenho vindo a falar de coisas abstratas. O meu objetivo é ajudar quem quiser ser ajudado.  Eu não estou aqui para provar nada. Estou aqui para partilhar o que tenho vivido e como Deus tem usado diferentes circunstâncias para trabalhar alguma coisa em nós como família.

Na próxima publicação vou partilhar informação sobre como fortalecer o sistema imunitário, de qualquer modo e mais do que fortalecer seja o que for, o mais importante é buscares um relacionamento com Deus, pois Ele melhor que eu, pode guiar-te no melhor caminho para a tua vida. Eu não sou um guru de conhecimento. Apenas sou um instrumento nas mãos do todo poderoso criar dos céus e da terra.

Que Deus te abençoe ricamente.

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

BUSCA E ACHARÁS

Antes de começar quero pedir desculpa por não publicar nada relacionado com as dicas habituais de boa alimentação e cuidados a ter. Este blog é uma ferramenta para ajudar as pessoas com as dicas, mas também com as nossas experiências, e tal como disse a semana passada as coisas não têm andado bem com o Matthew por isso em vez de uma dica, uma vez mais vou trazer antes uma experiência nossa. 

Hoje em dia eu trabalho como comercial numa empresa e quantas não são as vezes que eu ligo para uma empresa e é difícil conseguir o contacto da pessoa responsável pelo departamento que me interessa. Sou capaz de ligar várias vezes até conseguir falar com quem preciso. Se eu não conseguir o contacto da pessoa que toma as decisões é muito mais difícil eu conseguir agendar uma reunião. São precisas muitas tentativas até conseguir chegar a quem preciso. É preciso muita persistência para que isso aconteça. 

Aqui há uns anos atrás nós tínhamos uma loja de venda de produtos para festas de aniversário e decoração de eventos. Numa conversa com um dos lojistas do espaço onde nos encontrávamos, ele facultou-me o contacto do dono de uma quinta de Eventos que poderia ter muito interesse nos nossos serviços. Achei caricata uma expressão que ele usou. 
“Em vez de falares com os santos, falas directamente com Deus.” 

Esta afirmação é uma frase muito popular, mas não deixa de ser uma grande verdade. Tal como eu nos meus contactos preciso de falar directamente com o responsável, pois caso fale com intermediários o problema não vai ser resolvido. Na minha família sempre vi os meus pais e avós a fazer promessas a santos de modo a que pudessem ser abençoados em alguma questão das suas vidas. Naquela altura eu não lia a Bíblia nem sabia nada sobre Deus ou os seus mandamentos. Hoje em dia eu leio a Bíblia de forma regular, pois a Bíblia me ajuda a encontrar o caminho que Deus tem preparado para mim. 

O que estou aqui a falar não é com objectivo de te confrontar nem de te magoar, mas sim fazer-te pensar sobre estas coisas. Se pegares na Bíblia e leres Êxodo 20, vai encontrar estas afirmações no versículo 3 a 6.
“3 Não terás outros deuses diante de mim. 4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem 6 e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos.” 
 
Não vou sequer comentar a passagem Bíblica que acabei de transcrever. Penso que é bastante clara e directa. Vou sim dizer que a Biblia éa palavra de Deuse deve ser levada muito a sério. Eu não quero estar aqui a condenar ninguém. Não é, nunca foi, nem será o meu objectivo. O objectivo é incentivar-te a buscares a palavra verdadeira. Não busques a minha orientação nem a orientação de outros homens, pois o homem tem falhas. Busca sim a orientação de Deus através da sua palavra. E eu digo isto pois custa-me ver pessoas do meu lado enganadas com tantas ideias e ideais criados por homens ao longo dos anos.

Eu sei que me vais dizer que tudo o que creio é um ideal escrito por mais de 40 homens ao longo de milhares de anos, mas na realidade se analisares bem as escrituras bíblicas, vais perceber que tem códigos, mensagens e factos impossíveis de fabricar naquela altura, sem conhecimento algum de matemática e computação. De qualquer modo eu não estou aqui para te convencer de nada e sim para te alertar e incentivar a buscar e a encontrar. Tal como diz em Mateus 7:7 "Peçam e receberão o que pedirem. Procurem que hão de achar. Batam que a porta há de abrir-se."
Pois aquele que busca vai encontrar. 

Isso é o que nos matém calmos e tranquilos no meio da tempestade. Tal como disse na semana passada o Matthew não anda. Está sempre sentado e algumas vezes frustrado por não conseguir o que já fez em tempos. Ainda a semana passada nos disseram que não percebem como convidamos amigos para estarem connosco, enquanto o nosso filho está cada vez pior. Como conseguimos estar tranquilos no meio de tudo isto. A resposta é porque, buscamos e achamos, diáriamente o propósito de Deus para tudo o que temos vivido. O meu desejo é que TU, também possas encontrar o propósito de Deus para a tua vida.
Que Deus te abençoe ricamente.