segunda-feira, 29 de junho de 2020

SPIRULINA


Da ultima vez falei de uma alga muito interessante e aproveitando o balanço vou falar de mais uma alga. Esta alga é a que dá o nome ao preparado. A “Escura” tem este nome pois as primeiras vezes que nós a colocávamos na sopa do Matthew ele perguntava o que era, e começou a dizer que era a escura. Este preparado é tão escuro exatamente por causa da alga que vou falar hoje. A Spirulina. Tem uma cor muito carregada. Um verde muito mesmo muito escuro, mais escuro que qualquer vegetal que eu conheça e por isso o nome ficou. Sempre que lhe preparávamos a sopa e não colocávamos o preparado, o Matthew dizia logo: falta a escura pai. Esqueces-te a escura.

A Spirulina é uma alga que existe em vários locais. A Investigadora Ola Lawrynowicz descobriu a tribo Kanembu da Nigéria que apesar de não ter muitos recursos, estava muito bem nutrida e ao questionar qual seria a razão para isso, a investigadora descobriu a agora famosa Spirulina. Uma alga que tem uma concentração tão grande de nutrientes, vitaminas, enzimas e aminoácidos que basta comer apenas 3 gr por dia para termos um reforço nutricional sem igual. É que 3gr de spirulina são equivalentes a 3kg de fruta e vegetais em termos nutricionais. O problema é que nós não temos acesso à spirulina no seu estado mais bruto e puro. A Spirulina a que acedemos é desidratada e por isso perde muitas das propriedades que tem. De qualquer modo continua a ser o superalimento com maior concentração de minerais e nutriente à face da terra.

Por isso inicialmente a razão que me levou a incorporar esta alga na receita não foi o seu valor na luta direta contra o cancro, mas sim o valor que traz em termos de dar ao nosso organismo os nutrientes necessários diariamente. Já disse várias vezes que o cancro é uma união de vários desequilíbrios que vão crescendo até se tornarem insuportáveis para o nosso organismo. Se diariamente nos falha por exemplo a vitamina A ou C, vai começar a faltar matéria prima para a construção de vários elementos para o correto funcionamento do nosso corpo. Os níveis de açúcar no sangue vão andar mais descontrolados pela falta de vitamina A e o nosso sistema imunitário mais enfraquecido por causa da vitamina C.

A Spirulina ajuda a combater inúmeros problemas como diabetes, stress oxidativo o cancro e até mesmo combater o vírus da Sida. Tem propriedades fantásticas e é um alimento que futuramente vai ser usado para as missões espaciais e muitos outros desenvolvimentos. Mais do que alimentar os nossos corpos, precisamos de os nutrir e a Spirulina faz isso como mais nenhum outro alimento. Na realidade a Spirulina nem é um alimento e sim uma bactéria benéfica que se multiplica e transforma na alga. Ela pega em água e sol e produz tudo o que o nosso organismo necessita em termos nutricionais. Uma alga que de certo não está na terra por acaso.

A importância de estarmos nutridos é fundamental para a vida, visto que faltando certos nutrientes o nosso organismo entra em falência. Não é só o corpo que precisa estar nutrido. A nossa mente, o nosso coração e a nossa alma precisam estar também nutridos. Eu lembro-me de ouvir a música “NO SUCH THING” do Chris Cornell em que ele afirma: Se calhar perder ou salvar a minha alma, depende da forma como eu preencho o buraco (ou vazio). Eu estava a acabar de entregar a minha vida nas mãos de Jesus na altura em que comecei a ouvir esta música e eu sempre fui um grande fã do trabalho do Chris Cornell. Esta frase nunca deixou a minha mente e nunca parei de pensar a quantidade de vezes que deixei que o vazio fosse preenchido por tantas coisas que nunca me saciaram. Apesar de eu alimentar os meus desejos e vontades, faltavam-me os nutrientes essenciais para a minha alma.

Durante tanto tempo deixei-me enganar pelos meus sentimentos. Ainda hoje ás vezes me deixo enganar, por isso preciso de me nutrir. Por isso preciso do alimento espiritual para a minha alma, esse alimento eu vou buscar à Bíblia. Apenas lá encontro os nutrientes que me faltam quando estou mais debilitado. Através de Bíblia e pela graça de Deus, as coisas que me têm acontecido fazem sentido. Eu sei que para tantas pessoas Deus não faz sentido. Infelizmente e apesar de pensamentos tão profundos como os do Chris Cornell, ele não nutriu a sua alma de forma correta e por isso acredito que a perdeu ao suicidar-se.

Eu não estou aqui a julgar o Chris. Longe de mim tal coisa pois era um artista fantástico, mas confesso que fico profundamente triste por perceber que um homem que pensava que tinha tudo, não tinha o mais importante na sua vida. Fico triste por tantas outras pessoas que conheço e que sei que sofrem, mas que não procuram nutrir a sua alma. Eu sei que é mais fácil nutrir os nossos sentimentos. O problema é que ao fazer isso os nossos sentimentos passam a dominar a nossa vida, tal como o cancro. Precisamos limpar a nossa mente dos nossos sentimentos e preenche-la com a vontade de Deus. A tribu Kanembu apesar de ser pobre e não ter formação académica tomou a decisão correta de nutrir os seus organismos com a spirulina. Caso tal não acontecesse teriam morrido.

A vontade de Deus é que haja amor e perdão e cura para as nossas mágoas mais profundas. De qualquer modo não te enganes, pois não vai ser Deus a curar as tuas mágoas, ele apenas te dá as ferramentas. Tu tens de fazer o resto, e colocar uma pedra sobre o que te domina. É fácil escolher comer a spirulina para o corpo estar nutrido, mas também é muito fácil escolher ler a Bíblia todos os dias para nutrires a tua alma com a vontade de Deus. Experimenta, se tens dúvidas e se não sabes como o fazer, fala, manda uma mensagem, manda um mail. Estamos aqui para te ajudar na tua caminhada.

Que Deus te abençoe ricamente.

sexta-feira, 26 de junho de 2020

CLORELA UM SUPERALIMENTO


Continuando a nossa odisseia da Escura, hoje venho falar de uma das duas algas que compõem esta receita. Esta alga tem por nome Clorela e é um elemento muito importante, pelo menos por uma das razões que vou apresentar aqui que é o facto de ser um superalimento que se destaca dos outros.

Todos os elementos que falei até aqui e muitos outros que ainda vou falar, são superalimentos, mas o que é isto de serem superalimentos. Eu vou dar um exemplo do que é ser um superalimento e depois tu analisas outros que possas conhecer, e na minha opinião ao contrário do que algumas pessoas dizem, a banana não é um superalimento.

Ora bom, muitos de vocês já devem ter ouvido falar num superalimento em particular, a Erva Príncipe. Este é um bom exemplo de um superalimento. Esta erva tem esta fama de superalimento devido a uma alta concentração de clorofila. A clorofila é por assim dizer o sangue das plantas. Ela é importante para nós porquê? Porque em termos de estrutura molecular é muito semelhante à hemoglobina (o sangue). Por isso pessoas que estejam debilitadas, com anemia ou um volume globular pequeno, devem consumir clorofila, pois isso vai trazer uma melhoria à sua hemoglobina.
Aqui à uns 3 ou 4 anos atrás muita gente pelo mundo fora, germinava Erva Príncipe em casa durante uns 4/5 dias para depois cortar e espremer o sumo que é muito concentrado em clorofila. Nos Estados Unidos existem centros de tratamento anti cancro cuja base é mesmo a Erva Príncipe. De qualquer modo e por mais prometedora que a Erva Príncipe pareça, existe algo, muito, mas mesmo muito mais potente que é, a clorela. A clorela tem uma concentração 50 vezes superior de clorofila que a Erva Príncipe. Isto sim é um superalimento.

A clorela tem uma propriedade interessante que ajuda a eliminar os metais pesados do corpo. Uma coisa que evitamos é comer certos peixes que têm altos níveis de metais pesados, por isso mesmo, mas a clorela ajuda a eliminar os que já estão no nosso corpo. Ela envolve o metal pesado para que ele não seja reabsorvido e possa ser expulso do nosso organismo. Esta é uma propriedade interessante pois ajuda também a eliminar a toxicidade da radioterapia ou quimio, melhorando a qualidade de vida do paciente em tratamento.

Uma vez mais este elemento ajuda a promover um sistema imunitário saudável e uma vez mais focando a saúde das células NK e as células T. Ambas têm papeis fundamentais para combater o cancro. A clorela também combate os radicais livre, o que ajuda a rejuvenescer as células do nosso corpo em especial a pele que está sempre a ser bombardeada com produtos nefastos para a nossa saúde.

Para a malta que se preocupa com o emagrecimento, existem estudos que mostram que a clorela ajuda nesse sentido, pois regula a nossa atividade hormonal de forma a que o metabolismo esteja mais uniforme. Isso aliado a todos os outros fatores que falei de limpeza das células assim como o facto da regulação dos níveis de açúcar no sangue divido aos níveis de betacarotenos encontrados na clorela, tudo isso ajuda a que possamos emagrecer. Claro que não emagrecemos a comer clorela junto com um gelado e uma pizza. É preciso trabalhinho também malta.

É por estas razões que uso a clorela, pois é muito mais concentrada e pratica também visto que é uma alga desidratada, não preciso estar sempre a germinar sementes e fazer sumo de erva príncipe como antes. A clorela é uma alga muito nutritiva e por isso bastante importante para todo o equilíbrio energético, nutricional e mineral do corpo. Na próxima semana vou falar de uma outra alga que é ainda mais eficaz em termos nutricionais e minerais. Mais um superalimento.

Até lá que Deus te abençoe ricamente.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

ASTRAGALUS


A semana que passou foi uma semana complicada pois estive aqui com um problema de saúde complicado de resolver, mas noutra altura eu falo nisso pois gostava de abordar algumas das coisas que fiz para tentar ultrapassar a situação o mais rápido possível.
De qualquer modo estamos a falar da receita da escura e dos elementos mais importantes dessa receita.

Hoje vou falar do componente que também tem umas propriedades muito interessantes para combater o cancro e tantas outras coisas. Uma vez mais este componente o Astragalus é uma planta que vem originalmente da Mongólia e Coreia. Uma vez mais um elemento que faz parte dos tratamentos tradicionais Chineses. De qualquer modo queria levantar aqui uma ideia que será importante para o aprofundamento da importância destes elementos.

No Judo os judocas aprendem a usar a força dos seus adversários a seu favor. É muito normal vermos os judocas a projetarem os seus adversários e isso fazem-no aproveitando o impulso de ataque do adversário por exemplo. O cancro funciona da mesma forma como já tenho dito ainda no ultimo vídeo falei sobre isso.  O cancro utiliza sistemas internos do nosso corpo para ludibriar as nossas defesas, por isso não basta reforçar o sistema imunitário. De que adianta ter um sistema imunitário forte se o cancro usa outros mecanismos para se fortalecer?

O facto das células se tornarem imortais que é algo difícil de combater, visto que tem de ser combatido diariamente, acaba por assoberbar o sistema imunitário. As células produzem a sua própria energia através do ácido lácteo que é necessário para o nosso corpo em alturas de limite energético. Cada um destes fatores é como se fosse um disjuntor de um quadro elétrico. Só um eletricista consegue descobrir quais deve ligar ou desligar. A isso os técnicos chamam de epigenética. Os alimentos que comemos ou deixamos de comer influenciam esse quadro elétrico. Eles ligam ou desligam os disjuntores do nosso organismo. O meu objetivo ao criar esta receita da escura é ligar os disjuntores certos e desligar os que devem estar desligados.

Astragalus é uma planta que faz isso mesmo. Mexe aqui em alguns desses disjuntores. Esta planta é do género do alecrim, mas a única parte que se aproveita em termos medicinais é a raiz. São escolhidas as plantas com 4 anos de vida, de forma a terem maturado as propriedades. Esta raiz tal como o vinho tinto é rica em flavonoides. Os flavonoides ajudam a combater todo o tipo de problemas cardiovasculares. Como prova disso uma pesquisa mostra que os Franceses são dos maiores consumidores de vinho tinto do mundo e têm a taxa mais baixa de problemas cardiovasculares. Tudo com moderação atenção. Uma vez mais é um elemento que combate os radicais livres e a partir dai o stress oxidativo.

Esta planta para além de combater e prevenir o cancro também ajuda a reforçar o tratamento da quimioterapia. Algumas vezes o corpo adapta-se aos tratamentos e rejeita os mesmos, mas estudos mostram que o Astragalus ajuda a contrariar isso para além de amenizar os tratamentos da quimio. As náuseas, diarreia ou os défices na medula óssea.

Por ultimo e não menos importantes são as propriedades anti-bacteriais, anti-microbiais e anti-inflamatórias. Isso graças aos seus polissacarídeos que fortalecem o nosso organismo e protegem-nos de bactérias mesmo quando o nosso corpo está um pouco mais debilitado. Estas propriedades ajudam a eliminar as bactérias ou micróbios que possam estar no bolo alimentar.

Mais uma vez este é um elemento muito completo pois vai combater esta doença a vários níveis. Eu não estou aqui a dizer que isto é uma cura. Eu creio que pode fazer parte da cura, mas o que estou a dizer é que independentemente de ser ou não a cura devemos usar todas as ferramentas ao nosso alcance. O Cancro faz isso. Ele pega eu elementos fortes do nosso corpo para se fortalecer. Será ou não inteligente da nossa parte percebermos que ferramentas podemos usar ao nosso favor?
Uma vez enquanto vivia em Inglaterra estive a cortar o matagal em casa de um senhor que tinha o jardim em muito mau estado. Eramos uma equipa de voluntários da igreja, cerca de 5 pessoas. Tinha silvas e relva alta, estava um chaos. A mim deram-me uma coisa para aparar os arbustos, mas aquilo desbravou tudo, foi silvas, foi tudo há frente. A parte estética não era comigo, o meu departamento era deitar abaixo o mato. De qualquer modo quando chegamos lá o senhor questionou porque o estávamos a ajudar. Nós explicamos que eramos seguidores de Jesus e Ele também nos tinha ajudado a encontrar o Caminho certo para a nossa vida. O senhor questionou ainda mais e no final da troca de palavras ele disse: Esse Jesus não me larga. Tem aparecido em vários momentos da minha vida.

Eu não sei qual foi a escolha daquele homem para o resto da sua vida. Nós fomos lá mais que uma vez ao longo de um ano e meio para manter o jardim.  De qualquer modo aquele homem reconheceu que Jesus queria fazer parte da sua vida. A escolha no fim de contas era sua; ou seguia a Jesus, ou não. Eu aqui estou apenas a dar-te as ferramentas que eu tenho usado para o nosso filho combater o cancro. Essas foram as minhas escolhas. Tu tens de fazer as tuas. De qualquer modo mais que escolher alimentos, raízes ou sementes, eu escolhi Jesus, para ser a minha rocha nos momentos de dor, nos momentos de dúvida, nos momentos de angustia, mas digo com tremenda sinceridade que tenho vivido momentos de amor, paz, tranquilidade e calma por isso mesmo.

Sem Jesus o meu casamento já não existia, sem Jesus este blog não existia, sem Jesus a minha família seria um caco e sem Jesus se calhar o Matthew já não estaria aqui. Estabilidade emocional é uma parte importante no tratamento desta doença e eu sei a dificuldade que é manter essa estabilidade. Não sou eu quem a mantém. É Jesus e por isso lhe agradeço sem saber como e apesar de saber que nunca irei conseguir saldar a Dívida que eu tinha para com Deus. Jesus já pagou a dívida e ele quer que tu descubras isso por ti próprio.

Que Deus te abençoes ricamente.

segunda-feira, 15 de junho de 2020

CORDYCEPS SINENSIS


Se viste o ultimo vídeo sabes que hoje vou falar sobre um dos elementos da ESCURA. Este elemento é um cogumelo usado na medicina tradicional chinesa há muitos anos. Tal como tantos outros componentes da medicina tradicional chinesa, este foi descoberto de forma invulgar. Os lavradores da zona dos Himalaias perceberam que o seu gado ficava com mais força e resiliência se pastassem em certas zonas, o que os levou a descobrir este cogumelo fantástico. O que são na realidade os cogumelos cordiceps? Eles fascinam-me pelos seus atributos e propriedades, mas mais ainda pela forma como se desenvolvem.


Eu sei que o que vou dizer vai chocar a malta do seculo 21, mas eu vi o meu primeiro filme de Ficção Cientifica/Terror pela primeira vez, com apenas 12 anos. Não vi qualquer filme, mas sim o melhor filme ainda hoje nesta categoria de Ficção Cientifica/Terror. E tiro o chapéu a quem já descobriu que estou a falar no filme do James Cameron Aliens (que para quem não sabe é o alien 2, visto que no primeiro era apenas um único alien). Um filme que deveria deixar-me acordado toda a noite, na realidade fascinou-me não pelos efeitos especiais, mas sim pela mensagem. Um grupo de guerreiros que estavam ali para cuidarem uns dos outros, sacrificando a própria vida se necessário fosse.

Bem para quem viu o filme, o Alien precisava de um hospede. Ele depositava um ovulo dentro do estomago da cada um dos hospedes e quando o Alien eclodia, o hospede morria de forma sangrenta, e nascia os potentíssimos aliens. “HELP ME” Bem o nosso amigo cogumelo deve ter assistido ao filme tal como eu pois esta é a forma utilizada pelo cogumelo para se desenvolver e se tornar na potencia que são os cordiceps.

O hospede neste caso são umas lagartixas (tipo bicho da seda) que comem o fungo durante o período do inverno e são consumidas por esse fungo que depois vai eclodir pela cabeça das lagartixas ficando apenas um toco castanho exposto. 90% da lagartixa é consumida pelo fungo que passa a ser o cogumelo por inteiro. Neste caso a lagartixa sofre um processo de transformação para ser aprimorada digamos.

No ultimo vídeo mencionei algumas das coisas que precisamos combater para que o corpo de um doente com cancro fique mais apto e mais preparado para combater o cancro. Temos que combater os radicais livres, a inflamação, a falta de oxigenação, assim como melhorar o nosso sistema imunitário e regular os níveis de açúcar no sangue. Muito bem os Cordiceps fazem tudo isto. Por isso são uma ferramenta tão importante.

Estes cogumelos estão carregados de antioxidantes que eliminam os radicais livres no organismo. Tal como já tinha falado anteriormente o stress oxidativo envelhece as nossas células, para além de enfraquecer as membranas das células existentes. Por exemplo, um paciente pode ter um numero elevado de neutrófilos no organismo, mas com uma membrana muito frágil, o que quer dizer que apesar do numero elevado deste elemento do sistema imunitário, ele continua frágil por causa das membranas deste glóbulo serem frágeis.

Uma das melhores propriedades deste cogumelo é o aumento da oxigenação das células, no organismo. Tal como já tinha dito no vídeo anterior, isso aumenta a performance de todas as células e dá uma maior endurance a todo o nosso organismo. Para além de tudo isto este cogumelo é usado também para combater a infertilidade e impotência, visto que estas propriedades combinadas têm sido usadas nesse sentido por melhorarem a circulação e a as propriedades do sistema de entrega de energia a cada célula. O nosso sangue.   

Tudo isto por causa de uma lagartixa que estava contaminada com um fungo mortal. Eu também estou contaminado com este fungo mortal. Eu estou aqui a partilhar todas estas coisas pois eu sei o que este fungo mortal pode representar para a vida de quem for apanhado sem contar. Este fungo é o pecado. Eu não acreditava em Deus quando era jovem. Era uma seca ouvir falar de Deus. Durante 30 anos vivi na ignorância do que é ter um relacionamento com Deus. De qualquer modo mesmo nessa altura eu sabia o que era pecado, e creio que para a grande maioria de nós, sabemos o que é o pecado e o que faz.

Esta lagartixa cheia de pecado teve de morrer para poder ser transformada, para poder ser usada com um propósito muito maior. Quem sabe o propósito de salvar a vida de alguém. Eu não estou a dizer com isto que tu e eu temos que literalmente morrer para que possamos ser transformados. O que estou a dizer é que tal como Jesus disse em Lucas 9:23-25, precisamos morrer para esta vida de consumismo e prazeres, para podermos ir ao encontro da vontade de Deus na nossa vida. Para mim era muito mais interessante estar sentado no meu sofá a ver um filme, ou a jogar um jogo, ou faz qualquer uma daquelas coisas que não contribuem em nada para o meu desenvolvimento (o meu pai dizia-me isto consecutivamente quando era adolescente).

De qualquer modo isso não conseguimos fazer isto sozinhos. Não conseguimos morrer para este mundo sozinhos. Eu não deixei de ser um pecador só porque aceitei Jesus na minha vida, de qualquer modo Deus tem vindo a transformar-me a aprimorar-me de forma a que eu peque cada vez menos. Por isso e uma vez mais tal como o cancro, nós temos que participar de forma ativa para que o nosso corpo possa estar protegido dos problemas, mas também existem outros aspetos que estão fora do meu e do teu alcance. Esses apenas podem ser resolvidos por Deus e pela sua misericórdia. Por isso se não sabes quem Ele é, fala com ele ainda hoje, Deus quer ouvir a tua dor, as tuas necessidades, os teus anseios, mas também quer ouvir acerca das tuas falas e de como tu precisas da sua intervenção para que Ele te possa aprimorar, fortalecer, aperfeiçoar ou santificar.

Se tiveres alguma dúvida ou questão por favor partilha aqui no blog, ou no facebook, estamos aqui para te ajudar, quanto mais não seja com uma oração ou um ouvido atento.
Que Deus te abençoe ricamente.



sexta-feira, 12 de junho de 2020

COMO SURGE O CANCRO ?

Hoje quero continuar a explorar o tema que tinha sido levantado no inicio da semana.  Vamos falar na receita da ESCURA. Antes de mais quero dizer que a receita foi criada por mim com o pouco conhecimento que tenho sobre os elementos que compõem a receita. Claro que poderia colocar mais ingredientes, ou menos ingredientes, mas esta foi uma receita que eu fui desenvolvendo e para ser sincero ela tem elementos nucleares que eu uso sempre, como a AMLA, ASTRAGALUS, CORDICEPS, SPIRULINA, CLORELA, CURCUMA, PIMENTA PRETA E CAYENE, OREGÃOS E ALECRIM, mas os restantes elementos nem sempre são iguais, sendo que o importante é o uso de especiarias para além destes elementos que apresentei aqui.


Como disse eu fui aprendendo todas estas coisas e a receita não tem nada de milagroso, nem é uma cura para o Cancro. Esta receita faz sentido para mim pois combate muitos dos pontos fortes do cancro. O cancro aparece no teu corpo, como fruto de muitos acontecimentos sucessivos que acabam por assoberbar o corpo. O George Clooney fez um filme com o Mark Wallberg aqui á uns anos que se chama “Perfect Storm” neste filme várias condições atmosféricas se cruzam no meio do atlântico e criam uma tempestade perfeita.

O cancro funciona assim. O meu organismo luta todos os dias, horas, minutos e segundos pela minha sobrevivência. Eu estou de pé e vivo pois existe uma orquestra dentro do meu organismo e cada elemento sabe muito bem qual a sua função. Uma orquestra passa horas a treinar para funcionar de forma brilhante. No meu corpo e no teu, cada célula foi criada de forma brilhante para equilibrar o ph de cada zona, o nível de açúcar no sangue, as diferentes reações químicas do teu corpo, para transformar raios ultravioleta b em vitamina d por exemplo. Tudo isto acontece sem que tu penses.

O teu organismo diariamente elimina milhares de células tumorais. Milhares. Sim tu que nunca foste diagnosticado com cancro tens que agradecer ao teu corpo por isso nunca ter acontecido. Mais que tudo precisas agradecer ao teu Criador, pela obra de design e engenharia que é, o teu organismo. O cancro desenvolve-se quando muitas coisas ao mesmo tempo começam a falhar. Muitas coisas que o teu corpo fazia normalmente, mas que quando saem fora do funcionamento normal, deixam de estar subcontrolo. Quando os milhares de células que o sistema imunitário tem que eliminar passam a ser triliões de células. Quando os níveis de açúcar no sangue são exagerados, quando tens o corpo carregado de radicais livres. Todas estas coisas trazem desequilíbrio ao teu corpo.

É com este desequilíbrio que o cancro floresce no organismo, até que chega a um ponto em que o organismo já não consegue reverter a situação sem ajuda externa. Seja ela alimentar, tratamentos, o que for. Passas a ter que agir de forma a poder reverter a situação.

Espero que este vídeo te ajude a perceber melhor tudo isto que estive aqui a dizer e mais uma vez podem deixar as vossas sugestões ou dúvidas. Terei todo o gosto em ajudar no que puder.
Que Deus te abençoe ricamente.



segunda-feira, 8 de junho de 2020

A IMPORTANCIA DE FORTALECER O SISTEMA IMUNITÁRIO


Este fim de semana tive uma conversa muito interessante com alguém que tal como o Matthew também está a lutar com o Cancro. Isso fez-me pensar em muita coisa que já faço automaticamente e fez-me pensar em algumas questões que penso não ficaram bem esclarecidas na conversa que tive. Por isso vou aproveitar esta publicação para fazer um apanhado de vários assuntos que já tratei aqui no blog mas vou tentar compacta-los todos nesta publicação para ser mais fácil para qualquer pessoa que se depare com o Blog pela primeira vez e queira ter um apanhado geral.

Para começar vou falar acerca de algo que é fundamental. Qualquer tratamento de quimioterapia destrói o interior do organismo. O local mais precioso para o combate a qualquer doença é o trato intestinal que é dizimada sempre que temos de usar a casa de banho. Se a quimio obriga os pacientes a usar a casa de banho com muito mais frequência, o organismo quase nem tem tempo de repor o que perde consecutivamente. Seja isso os glóbulos brancos ou as bactérias boas no interior da nossa flora intestinal.

O Matthew antes de fazer quimio esteve quase dois anos a reforçar a sua flora intestinal com alimentos, assim como suplementos naturais a que o Matthew chama de ESCURA. O nome ficou pois tem uma cor verde muito escura por causa da Spirulina. Eu deixo a receita da “Escura” no final da publicação. Para além disso o Matthew toma um suplemento que é uma composição de AHCC, isto é uma mistura de vários cogumelos (Reishi, Maitake, Shitake), assim como o pró-biótico VITTA COLON que reforça os micro organismos vivos no intestino. Isto fez com que o seu organismo estivesse muito mais preparado para os tratamentos e penso que também por causa disso os seus valores em termos de sistema imunitário e hemoglobina, nunca se alteraram de maneira significativa.

Outra coisa que fizemos foi uma dieta Vegana Crudivorista, podem ler no link uma publicação que já fiz aqui acerca dessa alimentação. De qualquer modo uma pessoa que esteja em estado neutropênico (Falta de neutrófilos, que são um dos agentes de proteção e limpeza do nosso organismo) vai ter mais dificuldades em comer alimentos crus pois pode sofrer alguma intoxicação alimentar, de qualquer modo isso pode ser resolvido com os devidos cuidados. Um deles é o reforço do sistema imunitário com a Escura, e outro é a lavagem dos alimentos com bastante vinagre e água. O vinagre é barato e muito, mesmo muito melhor que qualquer químico que possam usar para limpar os alimentos. Bastante vinagre e água. Depois a salada deve ter sumo de limão e Vinagre de Cidra. O vinagre de Cidra e o Limão vão ajudar uma vez mais a reforçar o sistema imunitário. É muito mesmo muito importante reforçar o sistema imunitário e lavar muito bem os alimentos para não correr o risco de ter uma intoxicação alimentar.

Há 4 anos atrás não tínhamos os cuidados que temos hoje, mas já dávamos muitas sementes e nozes ao Matthew que não eram lavadas e muitas vezes teve os valores um pouco mais baixos que o habitual. Graças a Deus ele nunca teve nenhuma intoxicação alimentar, mas isso é porque já nessa altura usávamos muitas especiarias na nossa alimentação. Sopa, prato principal e as vezes até na fruta ou pequeno almoço.

As especiarias em grande parte têm agentes anti microbiais e anti bacteriais, por isso mesmo que o corpo esteja debilitado, os próprios alimentos acabam por ser um agente desinfetante ativo. Outra coisa a acompanhar a salada deve ser o Alho ou cebola que são da mesma família. Essa é uma das maiores ferramentas da dieta mediterrânica para proteger o nosso organismo.

Com todos estes elementos acredito que o organismo vai estar muito mais preparado para qualquer situação que possa surgir. E agora tu perguntas, mas onde é que Deus se enquadra no ensinamento de hoje. É simples, na nossa vida temos muitas situações complicadas para resolver. Eu creio em Deus e sigo a Jesus, mas apesar de tudo tenho falhas e acabo por pecar mesmo quando não quero. A solução para que isso aconteça com menor incidência é eu fortalecer o meu relacionamento com Deus. Se eu fortalecer o meu relacionamento através da leitura bíblica oração e a seguir os exemplos que Jesus me deu. Nesse caso vai ser mais difícil de eu ser infetado com um pensamento que me vai fazer pecar e falhar o alvo que Deus têm para a minha vida. Em Efésio 6 a partir do versículo 10 podemos encontrar uma descrição de como podemos fortalecer o nosso “sistema imunitário espiritual” e ter um relacionamento intimo com Deus.  E se tens dificuldade em ler a Bíblia, aproveita o link que deixo ficar que a edição é de mais fácil compreensão. Se tiveres alguma dúvida ou questão por favor partilha. Sexta-feira trago mais uma publicação para falar da receita da Escura.
Que Deus te Abençoe Ricamente.

RECEITA DA ESCURA

Tudo isto são ingredientes em pó e a maior parte deles eu compro na Biosamara que me parece ser uma empresa com produtos muito bons.
4 C/SOPA SPIRULINA
4 C/SOPA AMLA
4 C/SOPA ASTRAGALUS
4 C/SOPA COGUMELOS CORDICEPS
4 C/SOPA CLORELA
4 C/SOPA CURCUMA
1 C/SOPA PIMENTA PRETA
1 C/SOPA PIMENTÃO
1 C/SOPA NÓS MOSCADA
1 C/SOPA CRAVINHO
1 C/SOPA CARDAMOMO
1 C/SOPA PIMENTA CAYENE (para quem aguentar pois é muito forte, o Matthew come pois habituou-se)
1 C/SOPA COMINHOS
2 C/SOPA GENGIBRE
2 C/SOPA OREGÃOS
2 C/SOPA ALECRIM
Misturar tudo num frasco de vidro (nada de plástico para não passar propriedade prejudiciais aos ingredientes) e usar nas saladas, na sopa se fizerem, o Matthew chegou a comer a escura nos cereais da manhã. Costuma comer o fundo de uma colher de sopa em cada refeição.

Outras publicações uteis: ESSIAC TEA, OLEOS ESSENCIAIS,



sexta-feira, 5 de junho de 2020

EFEITOS SECUNDÁRIOS DA QUIMIOTERAPIA


O vídeo da semana passada de certo que deixou muita gente curiosa sobre os resultados obtidos com esta abordagem menos convencional. O meu pai costumava dizer-me quando eu era miúdo que quando eu nasci já tudo estava inventado. Como o meu pai tem razão. Ao contrário do que muitos possam pensar a minha abordagem não é nova nem inovadora. Na realidade é mais tradicional.

O objetivo é preservar o organismo, e facilitar todos o processo de digestão, visto que o organismo está a ser bombardeado com elementos altamente tóxicos e contraproducentes para inúmeros processos. Os resultados com o Matthew foram e têm sido surpreendentes. É surreal ver crianças a fazerem exatamente o mesmo tratamento e ao fim de uma semana estarem de gatas, sem conseguirem comer ou fazer seja o que for. Ao longo de 11 meses praticamente a fazer quimio todas as semanas, o Matthew vomitou uma ou outra vez. Ele nunca ficou com problemas intestinais. Nada de nada. Nem o cabelo lhe caiu sequer.

Eu no vídeo passado disse que normalmente quem faz quimio toma um medicamento para revestir o estomago e diminuir a intensidade dos sintomas como a diarreia e os vómitos. Omprazol ou Zofran. O Matthew atualmente está a fazer um tratamento de quimio oral e não toma nenhum desses medicamentos e continua sem sintomas. Eu sei que o que estou a dizer é surreal para quem passa por isto e para quem percebe do que estou a falar, mas as próprias enfermeiras no Hospital dizem que o Matthew é o milagre do Hospital de São João.
Eu creio que isso é a mais pura verdade. O Matthew é um milagre e Deus tem feito milagres na vida dele, mas não vou negar que as coisas poderiam ser bem diferentes se eu e a minha esposa estivéssemos de braços cruzados. Deus criou o Homem um ser inteligente e por isso temos raciocínio. Deus não nos criou para sermos paus mandados que fazem as coisas sem pensar. Se assim fosse não teríamos inteligência e seguiríamos apenas a sua vontade. Ele deu-me a liberdade de escolha. Eu escolhi ajudar o meu filho e perceber o que pode melhorar a sua vida. Claro que Deus pode fazer milagres sem precisar de mim para nada, mas penso que como seres humanos responsáveis devemos querer buscar o melhor e não o mais fácil.

Eu não estou aqui a dizer que é fácil o que fazemos, nem estou a dizer que as pessoas que optam pelo caminho mais fácil são más ou irresponsáveis. Eu vou aproveitar um exemplo do meu pai. O meu pai foi fumador durante muitos anos e ele ainda hoje diz isto: “Eu não critico quem não consegue deixar de fumar, pois eu sei a dificuldade que eu tive em deixar.” O mesmo se aplica aqui. Eu não estou aqui a querer criticar as pessoas que optam por não fazeres nada destas coisas pois eu sei a dificuldade que é e quem priva com O Matthew no hospital vê bem que ele está a cada 30m a tomar um chá ou algo para reforçar o sistema imunitário ou o tipo de alimentação que ele tem, não foi fácil de ele aceitar. Tudo isso foi trabalho que fomos tendo ao longo dos anos e ele adaptou-se. O que estou a dizer é que isto faz sentido para nós e para além de fazer sentido, tem dado resultados que são inegáveis.
Eu sei que se calhar algumas pessoas a lerem este blog já perderam os seus filhos por causa do Cancro. O objetivo deste post não é magoar-vos nem dizer que fizeram isto ou aquilo mal. Não. Longe de mim pensar isso sequer. O meu objetivo com este blog é mostrar o que temos feito e os resultados que temos tido. As pessoas que ainda podem seguir alguns dos concelhos que tenho dado, sigam. O objetivo com isto não é sentirem-se culpados por não terem feito ou não conseguirem e sim ajudar os que conseguirem. Deus criou-te, mas não comanda a tua vida. Tu tens o comando sobre ela por isso fazes o que achares certo. Eu pessoalmente e a minha casa escolhemos devolver o comando a Deus. Para nós faz mais sentido ser Deus a guiar os nossos caminhos. Espero que o vídeo possa ser útil.

Que Deus vos abençoe.



segunda-feira, 1 de junho de 2020

CLÍNICAS ALTERNATIVAS


Aqui há dias vi um caso de uma criança com o Tumor cerebral bastante agressivo que me fez pensar sobre muitas questões. Os pais como é compreensível completamente desesperados em busca de uma solução, pediam apoio e direção. Quem soubesse alguma coisa sobre tratamentos alternativos que fizesse o favor de indicar. 

Por intermédio de um casal amigo a mensagem chegou até mim e fez-me pensar. Fez-me pensar que se a mesma mensagem tivesse chegado até mim há um ano atrás, o meu comportamento ou resposta teriam sido bem diferentes. Por isso vou partilhar alguns pensamentos em relação a esta questão. Durante estes 5 anos de aprendizagem tenho lido alguns livros e artigos na net, assim como também tenho visto alguns documentários sobre os mais diversos temas relacionados com cancro. No meio de tanta informação, tenho retido alguns tratamentos em clinicas espalhadas pelo mundo fora. Existem tratamentos com vírus ativos como o Rigvir, nos países de leste e Alemanha, tratamentos com altas doses de vitamina c, células dendríticas, tratamentos com os mais variados instrumentos, como camaras hiperbáricas, hipertermia, raios UV, clinicas detox. Muita coisa mesmo. Todas elas válidas mediante o tipo de tumor em causa.

No meio de tudo isto existem duas clinicas onde eu colocaria o meu filho. Uma delas é a Clinica do Dr. Hilu e outra é a Clinica do Dr. Bursinsky. Eu não tenho dinheiro para fazer nenhum destes tratamentos, mas se tivesse, amanhã entrava num avião rumo aos Estados Unidos com o meu filho e ia para a Clinica do Dr. Bursinsky. Numa outra ocasião posso falar detalhadamente em cada uma destas clinicas e o porquê da minha escolha por estas duas, mas esse não é o tema hoje.  Hoje quero focar-me no facto de não o fazer, o facto de não ir a nenhuma destas clinicas em busca da cura do Matthew.

Eu disse que se tivesse dinheiro iria a qualquer uma destas duas clinicas sendo que preferencialmente a do Dr. Bursinsky apesar de ser a mais cara, seria a eleita. De qualquer forma eu não tenho dinheiro para lá ir, mas essa não é a razão pela qual eu não vou a esta clinica. O dinheiro não é um impedimento para mim. Eu sei que nem que fosse preciso conseguir 500.000€ eu iria conseguir esse valor. Eu sou obstinado e não parava até conseguir, foi assim com os Implantes Cocleares (foi preciso conseguirmos cerce de 40.000€ para que o Matthew pudesse ouvir através de Implantes Cocleares). Isto não seria diferente, por isso o dinheiro não seria uma limitação.

O que me impede de visitar esta clinica é mesmo a minha obstinação. Eu sei que se for preciso batalhar eu não paro até conseguir. Já fiz isso várias vezes com o Matthew, quer fosse pela surdes, quer fosse pelo cancro. Mas finalmente entendi algo no ultimo ano. Não é isso que importa. O que importa é o plano que Deus tem para a minha vida e para a vida da minha família. Posso batalhar contra tudo e todos, mas de nada adianta batalhar contra Deus. Deus não deve ser o meu inimigo e sim o meu aliado. Quer isto dizer que não me zango com Deus? Claro que sim. Eu zango-me pois não compreendo o seu plano, mas o facto de eu não compreender não anula o plano de Deus. Quantas vezes não compreendi as atitudes do meu pai quando era criança e hoje tenho uma profunda admiração pelo meu pai e por tudo e que conseguiu fazer comigo apesar de todas as dificuldades que ele encontrou pelo caminho.

Agora se eu tivesse dinheiro para lá ir não teria problema nenhum em fazer os tratamentos nessas clinicas, pois apenas estaria a usar os recursos que Deus colocou ao meu dispor e não a forçar a nota para fazer tudo da minha maneira. Não é por eu não ter dinheiro que o meu filho não será curado. Deus pode curar o meu filho na Clinica, em casa com uma oração, com os cuidados que temos tipo e tratamentos alternativos ou até mesmo no hospital com a quimio. Quem sou eu para escolher de que forma ele será curado? Eu creio na cura do Matthew, mas mesmo que Deus continue em silencio e não responda ás orações de tantas e tantas pessoas, continuarei a Honrar e Louvar o nome de Deus, por todos os dias da minha vida.

Quanto ao que eu disse a este casal que passa pela mesma situação que nós, é que devem procurar e buscar ajuda, toda a que conseguirem. Em alguma das clinicas que sugeri ou em qualquer outro lugar sério que tenha relatos e testemunhos pessoas de experiencias vividas, mas o mais importante é não depositarem a confiança em nenhuma dessas soluções pois se o fizerem estão a correr o risco de saírem profundamente desanimados ou desiludidos. Já vi muitos casos de pessoas que depositaram toda a sua esperança em tratamentos alternativos e quando as coisas não correm bem, acabam por acusar de charlatanice quem os tentou ajudar. Eu penso que isso é ser muito injusto pois existem excelentes profissionais em todo o lado, mas que muitas vezes são atacados pela falta de resultado positivo. O ser humano que uma solução, uma pastilha mágica. Eu vejo muito pouca gente a revoltar-se com o facto da grande maioria dos pacientes morrerem dos tratamentos de quimio que da doença, mas isso já é tema para outra publicação.

O mais importante para qualquer pessoa na minha opinião pessoal, o mais importante é buscarem sim falar com Deus e pedir que os encoraje, conforte, mas mais que tudo, que os possa guiar de forma a conseguirem ter uma relação pessoal e intima com Ele. O Único, e Verdadeiro Médico dos médicos, Jesus Cristo.
Que Deus vós abençoe ricamente.