segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

MEL. AMIGO, OU INIMIGO?


Hoje vou falar-te um pouco sobre o Mel.
Noutro dia falei no Xilitol e onde o Livro anti-cancro. Nesse livro o conselho, era tal como o açúcar fugir do mel. Como disse no passado o alimento mais interessante para qualquer tumor é o açúcar. O mel tem uma alta concentração de açúcar que equivale a um alto valor glicêmico, tal como o açúcar branco.

Tendo lido isto eu não pesquisei mais nada. No livro dizia para cortar com açucares e eu cortei radicalmente. Durante o ano passado se gastamos um quilo de Xilitol, foi muito. Não pesquisei mais nada pois não quero introduzir o inimigo numero um na alimentação do meu filho. Já algumas pessoas me falaram sobre o mel e as suas propriedades. Eu sempre rejeitei o mel pelo que disse anteriormente, mas depois da conclusão a que cheguei com o Xilitol, decidi investigar de novo.

O que percebi não é muito diferente com o que acabei de partilhar convosco, o mel tem valores elevados de glicemia o que ajuda ao crescimento e desenvolvimento de tumores. Por outro lado, o mel tem propriedades que ajudam a combater o cancro. Estimula o crescimento do sistema imunitário, assim como estimula a apoptose (sabe mais sobre apoptose aqui). Tem também propriedades anti-bacteriais e anti-microbiais. O que quer tudo isto dizer afinal?

Quer dizer que as coisas não podem ser tão pretas e brancas assim. Quero dizer com tudo isto que tem vantagens e desvantagens. O que está mais certo? Comer mel ou não comer? Isso não te sei dizer. O que sei é que de todos os açucares de podes usar, o mel e o xarope de bordo (Mapple Syrup) são os únicos que têm nutrientes, tudo o resto são alimentos vazios. Um alimento vazio não faz nada para te ajudar. Pelo contrário, só prejudica pois faz disparar os níveis de açúcar no sangue. O que eu vou fazer a partir de aqui é usar mel sempre que precisar de adoçar algo, pois ao menos estou a fornecer um alimento que tem nutrientes.
Que Deus te abençoe ricamente.


Sem comentários:

Enviar um comentário