sábado, 25 de fevereiro de 2017

PENSAMENO FINAL SOBRE OS TACHOS

Bem, hoje toda a gente vai ficar a pensar que tenho patrocínios e o caneco (antes fosse). Que tenho estes equipamentos todos em casa, quando na realidade o meu sonho era ter, meia dúzia destes artigos em casa. Rsss. De qualquer forma vou falar aqui de algumas marcas e explicar o porquê de falar nas mesmas.

Pá nenhuma delas vai ser fácil de encontrar em lojas portuguesas, mas de qualquer modo ficam as dicas e de futuro se encontrar alguma coisa eu Portugal eu aviso.
Vou falar de duas marcas de Ferro Fundido e Esmaltado. Uma delas muitos devem conhecer.
"Le Creuset" uma marca francesa que produz das panelas e frigideiras mais caras que eu já encontrei na Net.
"Lodge" uma marca americana que tal como a anterior tem material muito bom, durável e acima de tudo com excelentes matérias-primas.
Finalmente falo uma vez mais na "GreenPan" pois numa avaliação de 10 marcas de cerâmica, foi a mais económica e mais "Verde". Isso para mim mostra-me que a empresa fez um esforço por ser diferente, apesar de ser muito cedo para avaliar, deixo essa referencia que pode ser interessante e mais em conta como disse. Usam alumínio que para mim está mal, mas de todas é a mais económica e fácil de arranjar.

O importante a reter nas duas primeiras marcas é mesmo a qualidade das matérias-primas. Isto é que vai determinar o nível de toxicidade ao cozinhar os alimentos. Eu falo nestas duas primeiras marcas pois são centenárias e ao longo dos anos sempre apresentaram produtos que não são nocivos. Isso para mim é determinante. Caso constituíssem um atentado há saúde por esta altura já teria sido descoberta. Outra coisa é o facto de montes e montes de blogs que falam sobre vida melhor e viver de uma forma mais limpa e consciente, falam nestes produtos. Isso reforça o que tenho vindo a constatar nas minhas pesquisas para as melhores formas de cozinhar.

Existem marcas muito mais baratas claro, mas o barato sai caro. Os chineses produzem tudo muito mais barato e eu explico porque é mais barato. A questão não é apenas a mão-de-obra, a coisa mais determinante é a qualidade dos materiais usados e o facto de eles não cumprirem com as normas europeias de saúde. Por isso montes de crianças já morreram com brinquedos produzidos na china. Brinquedos da Disney, Fisher Price, entre outras. Tudo porque usam metais pesados e tintas tóxicas de forma a fazerem preços mais baixos para que os acionistas tenham mais lucro. No que toca a coisas que vais usar para estar em contacto com os alimentos, tem muito cuidado com o que compras, mas hei... Quem sou eu para te dizer o que fazer. 
Que Deus te abençoe ricamente.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

FRIGIDEIRAS DE CERAMICA

Tenho vindo a falar de vários materiais diferentes, mas na realidade o que me trouxe até aqui foi uma frigideira da minha tia. Uma frigideira em cerâmica. Bem eu quando vi a frigideira fiquei apaixonado pois lembrei-me logo que antigamente tudo era feito em potes de barro e as assadeiras do forno eram feitas do mesmo material.

Foi então que decidi chegar a casa e falar com o meu bom amigo, o tio "Google" (esta é uma frase roubada, ao meu padrinho de casamento, ele é que costuma dizer isto do tio google).
E lá encontrei detalhes sobre estudos feitos aos mais diversos materiais, sendo que o melhor na minha opinião é o ferro fundido e uma excelente opção é também tudo o que seja feito com revestimento cerâmico.

Estudei aqui algumas das melhores empresas e uma delas em particular é a GREEN PAN. De todas, esta marca tem uma tecnologia diferente (THERMOLON), feita a partir da areia e é, a empresa que deixa ficar a menor "pegada de carbono". Isto quer dizer que é uma empresa com consciência e que parece preocupar-se com a saúde e acima de tudo com o ambiente.

O revestimento cerâmico faz uma coisa que os outros revestimentos antiaderentes não fazem. Ela cria um selo entre o metal e a comida. Isto quer dizer que por mais alta que esteja a temperatura, nunca vai haver transferência de elementos entre o metal e a comida. Por causa disso a grande maioria destas frigideiras são feitas com alumínio. Teoricamente não corremos o risco de contaminação por causa do selo, mas este é um dos pontos que vai contra o que tenho dito aqui.


Qual a minha reticencia em usar estas frigideiras? A minha questão é que a ciência para já diz que tudo é seguro, mas ninguém pode garantir isso pois tudo isto é muito recente. O pior é que se calhar daqui a 10 ou 15 anos vamos estar a ouvir falar em algum químicos usado para fazer a composição cerâmica que nos prejudica ou então o selo funciona nos primeiros anos e depois passa a ser permeável e isso para mim é correr um risco uma vez mais. Para te ser sincero eu vou comprar uma frigideira da "GREEN PAN" e espero um dia não me arrepender, mas o certo é que vou fazer os possíveis para usar apenas o Ferro Fundido ou esmaltado e o Aço Inox. Amanhã vou falar um pouco de marcas e do que eu falei até aqui.
Que Deus te abençoe.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

FERRO FUNDIDO ESMALTADO

Ora muito bem. Chegamos hoje há forma de cozinhar gourmet. Ao supra-sumo da cozinha por todo o mundo. Eu muito sinceramente já tinha visto este tipo de tachos e panelas, mas achava muito caro e nunca percebi muito bem porquê. Ao fim destes anos todos percebo a importância deste tipo de utensílio de cozinha.

Estou a falar nos tachos e panelas feitos de Ferro Fundido que depois é Esmaltado. Sim já investiguei o esmalte e tudo o mais para ver os químicos que leva de forma a ser seguro para o ser humano. Tudo depende da qualidades dos materiais, mas Sábado falo sobre isso.
O ferro fundido esmaltado é uma forma de cozinhar muito mais lenta, isso ajuda a preservar os nutrientes dos alimentos. Além disso o esmalte funciona como um selo que impede os alimentos de entrarem em contacto com o metal por baixo do esmalte. Assim sendo é seguro.

Claro que se pensares em todas as peças de barro que metes no forno, nem tudo é seguro. As peças de menor qualidade e mais baratas partem com mais facilidade e se calhar têm materiais que são mais nocivos para a saúde. 
O mesmo se passa com os esmaltes, mas eu falo sobre isso no Sábado para finalizar a minha linha de pensamento

Amanhã vou falar um pouco sobre um outro tipo de material que muito sinceramente, foi o que me fez chegar aqui, mas depois de aqui chegar, fico com duvidas sobre se é aconselhável ou não, visto que vai contra dois dos princípios que partilhei ontem. Pá mas eu, estou aqui apenas a partilhar o que tenho vindo a descobrir. Uma vez mais, tu sabes da tua vida e decides o que for melhor para ti. Que Deus te abençoe ricamente.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

AÇO INOX / FERRO FUNDIDO

Ontem estive a falar um pouco sobre o que devemos evitar nas nossas cozinhas, e muito sinceramente eu estou aqui a tentar ajudar. Se usas material antiaderente em casa e queres continuar a usar tudo bem, mas um dos concelhos de todos os entendidos é mesmo fugir dos materiais antiaderentes.

Hoje vou falar um pouco no que tenho vindo a perceber serem as melhores opções. Uma opção saudável é tudo o que for Aço Inox. O Aço Inox não é antiaderente, por isso não é tratado com químicos que mais tarde podem ser prejudiciais para a nossa saúde. Em relação às propriedades dos metais que possam ser libertados para os alimentos ao cozinharmos, para já os estudos mostram que não fazem mal ao ser humano. Isso dá-me alguma tranquilidade pois os meus tachos e panelas são de Aço Inox. Não é preciso ter cuidados especiais com o Aço Inox. Pode lavar-se na máquina e pode esfregar-se,se bem que não devem ser usados esfregões abrasivos pois isso danifica a estrutura do metal. Alterar as propriedades do metal nunca faz bem. lol. Não é preciso ser engenheiro químico para perceber isso.

Na minha opinião a melhor opção de todas é o ferro fundido, pois mesmo que haja alguma transferência de propriedades para a comida, o único elemento a ser transferido vai ser o ferro, que até é útil ao nosso organismo. Tal como o Aço Inox o Ferro Fundido não leva tratamentos com químicos. O ferro é derretido e despejado em moldes de areia. No final da cozedura leva apenas um banho com óleo vegetal para depois ir para uma fornalha, chamam a este processo "SEASONING" (em português é ser temperado). Quando saí da fornalha está pronto a usar e como disse isto é o utensílio mais limpo, visto que não leva nenhum outro tratamento. Eu mais tarde vou fazer um vídeo sobre como tratar de uma frigideira de Ferro Fundido. O problema do ferro fundido é que precisas ter alguns cuidados extras. Não pode ser lavado na maquina, tem que ser temperado de tempos a tempos, e tens que ter cuidado com alimentos ácidos que podem deteriorar o metal visto o acido ser um inimigo natural. Acima de tudo tens de secar mesmo muito bem para não enferrujar

Amanha vou falar de algo que é ainda mais caro que o ferro fundido e é levar o ferro fundido a outro nível de cozinha. 

Que Deus te abençoe ricamente.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

ANTIADERENTES

Muito sinceramente já ando para trocar as frigideiras em casa há algum tempo, pois sei de tudo aquilo que vou partilhar aqui contigo. O problema é que tenho adiado. Não estou aqui para te provar que sou melhor que tu. Antes pelo contrário, estou aqui para te mostrar, que se um gajo desorganizado e despassarado como eu consegue, tu também consegues como é óbvio. E este blog não é perfeito e nunca vai ser, mas espero daqui a 10 anos olhar para trás e ver as coisas que fazia de maneira bem diferente e pensar que valeu a pena. Tudo isto é um processo. Não tens que mudar tudo num só dia. Estou nisto há quase ano e meio, e ainda tenho tanta coisa para mudar cá em casa. Coisas que me vão custar uma pipa de massa, mas como digo é aos poucos.

Todos os utensílios de cozinha, quando aquecidos, passam propriedades para a comida ou para o ar. Por isso podemos inalar ou ingerir certos elementos tóxicos que não deveríamos.
Falando agora do que interessa. Frigideiras e tudo o que seja antiaderente, LIXO!!!! Ontem de preferência. És atacado diariamente com coisas que não controlas, agora a frigideira que tu usas para cozinhar tu controlas. Por isso vou-te já dizer que tudo o que seja frigideiras antiaderentes faz mal.

Fazem mal pois quando são sujeitas a altas temperaturas, vão destruir as propriedades do material antiaderente que é composto por vários químicos que nos fazem mal. Falei nisso ainda ontem. Este foi o ponto um, passando para o ponto dois, a grande maioria das panelas e frigideiras são feitas de alumínio.

O alumínio é um metal que tem vindo a intoxicar o ser humano nos últimos anos. Os cientistas já ligaram a presença de alumínio no cérebro, há doença de Alzheimer. O alumínio passa através da camada de película antiaderente e contamina os alimentos. Se tiveres utensílios em alumínio ou Teflão, o meu conselho é elimina-los da tua cozinha, pois estão a prejudicar-te a vários níveis. Para quem precisa de tachos e panelas novas, muito cuidado. Ler muito bem os rótulos para não comprares nada em alumínio julgando ser Aço Inox. Amanhã vou falar um pouco no que pode ser usado em segurança e no ultimo dia falo um pouco sobre uma outra sugestão.

Que Deus te abençoe ricamente.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

TACHOS E PANELAS


Noutro dia falei em algo que me deixou preocupado, mas esta minha preocupação não começou agora. Eu já há algum tempo que ando a investigar algumas coisas relacionadas com a forma de cozinhar os alimentos. Uma das coisas que já há algum tempo que andava a investigar eram as frigideiras. Existem tantas opções, inox, alumínio, ferro fundido. As opções são inúmeras.

Se bem te lembras eu já falei da porcaria que é o Teflão. Para quem não sabe a grande maioria das frigideiras são antiaderentes. O tratamento antiaderente é feito com Teflão. Por isso vou explicar algo que se passou nos estados unidos por causa do Teflão.

Washington - Há 12 ano a DuPont foi forçada a retirar um ingrediente chave na produção de Teflão, depois de se descobrir que durante 45 anos a empresa encobriu provas reais que mostravam os riscos deste ingrediente, incluindo cancro e deficiências congénitas.

No passado já falei aqui no site EWG. Se não conheces, visita-o pois vale a pena. Os responsáveis deste site estão por traz de muitas descobertas e as verdades que se sabem hoje, devem-se ao seu grupo de investigadores que já descobriram mais evidencias que provam que os materiais usados para tornar as superfícies antiaderentes, os PFCs, continuam a não ser nada saudáveis.

Os analistas têm examinado os produtos da DuPont e as tóxicas verdades por trás do C8 ou o PFOA , assim como todo o secretismo por trás da segurança dos químicos de substituição ao Teflão que apartir do ano passado se tornou proibido nos E.U.A.


Por isso nos próximos dias eu vou falar um pouco sobre tudo isto e sobre a importância de termos utensílios "Saudáveis" que não contaminem ainda mais o nosso ambiente e principalmente os alimentos que ingerimos. Uma vez mais eu vou deixar ficar aqui a minha opinião e tu fazes o que achares melhor. Eu não sou o dono da verdade. Estou aqui numa caminhada a tentar descobrir o que posso fazer para melhorar o nível de vida dos que me são queridos. 

Ao contrário de quem se vai casar agora e comprar coisas para a casa, eu não tive ninguém que me disse-se o que era melhor. Eu fiz o que toda a maior parte faz. "Segui a manada". Comprei o mais barato e económico. Amanhã falo no que deves evitar ao máximo. Já agora se tens achado o blog útil por favor partilha. O que gostas-te mais até aqui e o que achas que deveria de focar numa próxima abordagem. Muito obrigado pela tua paciência e que Deus te abençoe.